Os macronutrientes recebem esse nome justamente por representarem os nutrientes que o corpo precisa em grandes quantidades e que constituem a maior parte da dieta. Nesse sentido, são capazes de fornecer energia e são fundamentais para o desenvolvimento e manutenção do corpo. Assim, uma boa alimentação requer a proporção ideal entre eles.
Em outras palavras, os macronutrientes são os nutrientes que fornecem grande parte da força e do vigor físico necessário para o nosso corpo se manter ativo. Por reporem as energias gastas durante o dia a dia, são essenciais para uma rotina saudável.
Quais alimentos fazem parte do grupo dos macronutrientes?
- Os carboidratos, principais fontes alimentares para a produção de energia, além de exercer inúmeras funções metabólicas e estruturais no organismo. Batatas, grãos, frutas e legumes são alguns exemplos.
- A proteína, fundamental para a construção muscular, aparece em carnes, aves, peixes, ovos e também em fontes vegetais (tofu e lentilhas).
- Por fim, as gorduras, que são substâncias orgânicas de origem animal ou vegetal, formadas predominantemente por produtos de condensação entre glicerol e ácidos graxos. Geralmente, encontramos em óleos, nozes, sementes, entre outros.
Vale destacar que a ingestão de macronutrientes é fundamental para a conquista de um corpo saudável, com equilíbrio e bem-disposto. Inclusive para atingirmos resultados como a queima de gordura e ganhar massa magra.
A gente precisa dos três macronutrientes citados acima, além de vitaminas e minerais para ter uma dieta equilibrada e completa. Nenhum macronutriente deve ser cortado da alimentação. Isso porque cada um tem uma função específica no corpo.
Recomenda-se a ingestão de 1,4 a 2g de proteína por kg de peso e a distribuição entre carboidrato e gordura pode ser de acordo com sua preferência e necessidade.
E aí, como tem sido sua alimentação?
Veja também: Receitas de comida saudável: 2 dicas para aumentar o cardápio.
Gostou do artigo? Então, deixe o seu comentário e compartilhe com amigos e familiares!