Quando pensamos em luto, automaticamente ligamos essa palavra com a superação de uma pessoa que morreu. Algumas vezes, associamos o luto, também, à perda de seres queridos, como pets de estimação. Contudo, é possível vivenciar o luto, mesmo que uma pessoa esteja viva. Isso acontece quando há o sentimento de perda daquela pessoa na sua vida. Veja o que é o luto e como lidar com o luto de pessoas vivas, a matéria abaixo.
Depressão: veja aqui o que é, quais são os seus sintomas e tratamento
O que é o luto
Uma pessoa fica de luto quando sofre com o corte ou a perda de um vínculo com alguém. Ele é um processo, onde uma pessoa sofre com a perda e tem que se restabelecer diante dela. O tempo de luto não é o mesmo para cada pessoa. Isso porque umas pessoas demoram mais para superar a perda do que outras, administrando melhor os acontecimentos e as suas emoções.
O que é o luto de pessoas vivas
Uma pessoa pode vivenciar o luto da outra quando há o corte de vínculo com ela, de forma dolorida. Quando alguém que você ama sai da sua vida, e você não queria que isso acontecesse, você dá início ao processo de luto, com o sentimento de perda. Isso pode acontecer com uma pessoa em rompimentos amorosos, mas também com rompimentos de amizades, ou mesmo com o alargamento de laços familiares, ocasionados por uma briga, por exemplo.
O que é a ansiedade, quais os seus sintomas e como tratar
Como lidar com o luto de pessoas vivas
Primeiramente, entenda que, se houve alguma separação entre você e a pessoa, algum sinal teve de que isso aconteceria. Ou seja, vocês não estavam sintonizados da maneira como você pensava que estivessem. Por isso, talvez, a separação tenha mesmo sido o melhor caminho.
Você deve superar qualquer traço de dependência afetiva que tinha com essa pessoa. Da mesma forma que, quando uma pessoa morre, temos que aprender a viver sem ela, isso ocorre quando você sofre a separação de uma pessoa viva. Não é porque vocês estão vivos que você deve ter esperança de isso, um dia, mudar. Até porque, uma reconciliação sempre é uma via de mão dupla.
Por isso, foque em você. Não imagine como seria sua vida se a pessoa em questão ainda estivesse nela. Isso porque, se está apenas na sua imaginação, não está acontecendo realmente. Viva a sua realidade e os seus planos. Não se coloque de lado por ninguém. Ainda mais por uma pessoa que escolheu não estar na sua vida!
Lembre-se que você é capaz de continuar, seja qual for a importância dessa pessoa na sua vida. A sua felicidade depende exclusivamente de você. Há pessoas que perdem pais e mães para a morte, e sobrevivem. Portanto, mesmo que você tenha que aprender a lidar com o luto dessas pessoas tão importantes, e que isso seja difícil, é possível. Lute por você!
Livros que você que tem ansiedade deve ler para compreendê-la melhor