O presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sobrevoará, na manhã deste domingo (09), a região de Trizidela do Vale, no Maranhão, fortemente atingida pelas chuvas nos últimos dias. A informação foi revelada neste sábado (08) pela Secretaria de Comunicação da Presidência, que ainda relatou que o petista estará acompanhado do governador do estado, Carlos Brandão (PSB).
No Twitter, o governador confirmou a visita de Lula, dizendo que o chefe do Executivo vai acompanhar de perto a situação no Maranhão. “Vamos sobrevoar municípios e verificar in loco quais necessidades ainda precisam de atenção”, começou o gestor. “Com o governo federal, prefeitos, vice-prefeitos, bancadas federal e estadual, lideranças e sociedade civil, temos assistido as famílias atingidas pelas fortes chuvas. E vamos continuar dando todo o suporte necessário”, completou Carlos Brandão.
De acordo com informações do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA), o Maranhão está com 64 cidades em situação de emergência por causa da chuva, sendo a cidade de Buriticupu, até o momento, a única a ter decretado calamidade pública. Veja a lista das cidades que declararam situação de emergência:
- Açailândia;
- Afonso Cunha;
- Alto Alegre Do Pindaré;
- Arame;
- Arari;
- Bacabal;
- Barra do Corda;
- Barreirinhas;
- Boa Vista do Gurupi;
- Buriti;
- Buriticupu;
- Cajari;
- Cantanhede;
- Codó;
- Conçeição do Lago-Açu;
- Coroatá;
- Esperantinópolis;
- Governador Nunes Freire;
- Graça Aranha;
- Grajaú;
- Icatu;
- Igarapé Grande;
- Itaipava do Grajaú;
- Itapecuru;
- Itinga do Maranhão;
- Jenipapo dos Vieiras;
- Joselândia;
- Lago da Pedra;
- Lagoa Grande do Maranhão;
- Marajá do Sena;
- Mirinzal;
- Monção;
- Nina Rodrigues;
- Olinda Nova do Maranhão;
- Paço do Lumiar;
- Pedreiras;
- Pindaré-Mirim;
- Pinheiro;
- Poção de Pedras;
- Presidente Juscelino;
- Presidente Vargas;
- Raposa;
- Rosário;
- Santa Helena;
- Santa Inês;
- Santa Luzia;
- Santo Antonio dos Lopes;
- São Benedito do Rio Preto;
- São João Batista;
- São João do Carú;
- São José de Ribamar;
- São Luís;
- São Luis Gonzaga;
- São Roberto;
- São Vicente Ferrer;
- Satubinha;
- Serrano;
- Trizidela do Vale;
- Tufilândia;
- Tuntum;
- Tutóia;
- Viana;
- Vitória do Mearim;
- Zé Doca.
Conforme as informações, hoje, 35.894 famílias foram afetadas e 7.757 famílias estão desabrigadas e desalojadas por conta das fortes chuvas. Segundo o CBMMA, até o momento, foram registrados seis mortes – a Defesa Civil do estado do Maranhão afirmou que ainda está monitorando os episódios em que prejuízos e danos foram causados à população por conta do período chuvoso.
Para poder auxiliar nas operações, equipes do CBMMA, prefeituras, Coordenadoria Estadual de Defesa Civil e Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social (Sedes) estão realizando ações que visam auxiliar as vítimas no interior do Maranhão. Até o momento, foram enviadas aos locais atingidos 21.400 cestas básicas, 34 mil litros de água e 3.450 colchões.
Leia também: Rodrigo Pacheco confirma que vai à China com Lula; Arthur Lira não irá viajar