Uma pesquisa mostrou dados preocupantes para o governo. Isso porque 94% do mercado financeiro está contra a gestão de Lula. Os dados são da Consultoria Genial Quaest, divulgados nesta quarta-feira, 15. Para especialistas, os dados não surpreendem, já que o petista fechou um amplo conflito público contra o “mercado”, se referindo aos grandes fundos de investimentos do país.
Até agora, as tratativas de Lula para a economia contemplam gastos a mais na economia, ao passo que também fará o aumento dos impostos para os cidadãos. Recentemente, o governo recolocou imposto sobre a gasolina, o que fez os preços subirem. A medida foi considerada impopular por analistas.
Os dados da pesquisa
A pesquisa da Consultoria Genial Quaest mostrou que a grande maioria do mercado financeiro está contra Lula. Os dados foram coletados entre 10 e 13 de março por meio de 82 entrevistas com os gestores de fundos com sede em São Paulo e no Rio de Janeiro. Do total, 94% não apoiam as atitudes do presidente até agora. Por outro lado, o número de gestores que acham que a economia vai piorar chegou a 78%.
Além disso, 98% dos entrevistados acreditam que o governo está indo na direção errada, quando o assunto é economia. Contudo, a opinião é bem diferente da opinião dos brasileiros em geral. Isso porque a opinião pública mostra que 62% dos brasileiros acredita que a economia vai melhorar nos próximos 12 meses. Recentemente, Lula afirmou que seus ministros não podem “acreditar” que não é possível gerar crescimento no país.
Além disso, 73% dos entrevistados do mercado financeiro acreditam em chances de recessão neste ano. Para os investimentos internos, 38% acreditam que o valor permanecerá igual, ao passo que 42% acreditam numa redução dos investimentos estrangeiros no país. Vale lembrar que Lula irá à China, ainda neste mês, para tentar atrair mais investimentos.
Não perca: PF vai investigar sistema da Abin que monitorava celulares da população
O embate de Lula com o Banco Central
A pesquisa da Genial Quaest também mediu o sentimento dos gestores de fundos sobre o entrave entre Lula e o Banco Central. Recentemente, o presidente vem se posicionando de forma contrária à independência do BC, o que foi visto com maus olhos pelo mercado financeiro.
Ao todo, 90% consideram essa discussão uma realidade negativa, ao passo que 89% temem a exoneração do atual presidente Roberto Campo Neto. Para isso, seria necessário que o Congresso aprovasse um projeto para acabar com a independência do Banco Central.
Para a dívida pública do mandato de Lula, 90% acreditam que o governo não conseguirá fechar as contas no azul, mesmo com o pacote de Haddad para salvar as contas públicas. Por fim, uma das poucas avaliações positivas para o governo ficou com a reforma tributária. Isso porque, dos entrevistados, 91% acham correta a decisão de Lula em querer unificar os impostos no IVA. A maioria também acredita que a reforma será aprovada ainda neste ano.
Confira: Inscrições para o Minha Casa Minha vida começaram. Veja como participar!