O instituto Paraná Pesquisas divulgou nesta quinta-feira (13) um levantamento referente às intenções de votos para a presidência da República. A pesquisa apontou que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o atual chefe do Executivo Jair Bolsonaro (PL) estão tecnicamente empatados dentro da margem de erro.
PT identifica rede de criação fake news e vai ao TSE cobrar ação do Twitter
De acordo com a pesquisa, Lula tem 51,9% dos votos válidos, que é contabilizado a partir da exclusão dos votos em branco e nulos. Já o atual presidente Bolsonaro, que tenta ser reeleito neste ano, somou 48,1% na pesquisa publicada nesta quinta.
Segundo a Paraná Pesquisas, o instituto que chegou mais perto do resultado do primeiro turno da eleição presidencial, para se chegar a esse resultado, foram entrevistadas 2.020 pessoas de forma presencial entre 8 e 12 de outubro. Segundo a empresa, a margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos e o nível de confiança do levantamento é de 95%.
Votos válidos
- Lula (PT) — 51,9%
- Jair Bolsonaro (PL) — 48,1%
Conforme aponta a Paraná, quando o assunto são os votos totais, onde se incluem os brancos e nulos, Lula fica com 47,6% das intenções e Bolsonaro com 44,1%. Segundo a empresa, durante a pesquisa, o percentual dos que disseram que pretendem votar em branco ou nulo somou 4,8%. Já o percentual os que não souberam ou não quiseram responder chegou a 3,6%.
Votos totais
- Luiz Inácio Lula da Silva (PT) – 47,6%
- Jair Bolsonaro (PL) — 44,1%
- Nenhum/Brancos/Nulos — 4,8%
- Não sabem/Não responderam — 3,6%
Em nota, ao apresentar os resultados nesta quinta, o instituto ressaltou que as pesquisas eleitorais, bastante criticadas após o primeiro turno, pois não conseguiram exatidão em comparação com a realidade, mostram uma tendência e, não necessariamente, correspondem ao resultado das urnas.
Isso porque, explica o instituto Paraná Pesquisas no comunicado, os levantamentos feitos pelas empresas que atuam no segmento não fazem parte de uma ciência exata. Além do mais, o grupo destaca que as amostragens coletadas são limitadas comparadas com o tamanho do Brasil.
Leia também: Quem ‘errar menos’ vence as eleições, avalia comitê de Bolsonaro
PESQUISA DE FAKE NEWS… TÔ FORA .. O LULA ESTÁ 10% NA FRENTE DO BOLSOÁGUA SUJA!!! AFFFFFFFFFF 🙄🙄🙄