O presidente Lula disse nessa sexta-feira (12), que a cada votação, a base aliada do governo é testada e mencionou que nenhum deputado tem a obrigação de votar no que o governo quer.
Além disso, Lula mencionou em tom irônico que tem 513 deputados e 81 senadores em sua base aliada no Congresso, o presidente falou que os deputados podem pensar de forma diferente, podem querer fazer alguma emenda ou até mesmo mudar algum artigo, e ainda disse que isso tudo faz parte do jogo democrático.
Contudo, mesmo tendo uma derrota no Congresso, Lula declarou: “Não é o Congresso que precisa do governo. Do jeito que está a Constituição Brasileira, é o governo que precisa do Congresso. Por isso, a relação tem que ser civilizada, temos que conversar. Quando você não tá no governo, você tem partido, você acha. Mas quando você está no governo, ou você faz, ou você não faz”
Então, o governo Lula vem sofrendo para consolidar uma base no Congresso, nessa ultima semana, o governo perdeu uma votação importante na Câmara, com isso sendo aprovado no plenário um decreto legislativo que anula parte da regulamentação realizada por Lula, em temas sobre saneamento.
Governo está no início de seus projetos
Lula diz não ter feito muita coisa em sua gestão, completando quatro meses, segundo o presidente, ele nesses quatro meses só estaria, reorganizando o governo após gestão de Jair Bolsonaro.
Nesse sentido, o governo Lula ao se concentrar em retomar os projetos de gestão anteriores do PT, como Minha Casa, Minha vida, Mais Médicos e Bolsa Família, vem sendo criticado por demorar a implementar novas políticas.
Contudo, o presidente segue firme em seus projetos e ainda assume não ter feito muita coisa. Lula diz que esta colocando “tijolos no lugar” para que assim siga a partir dali com seus objetivos.
Lira avalia que Lula Segue com dificuldades
Segundo Arthur Lira, Lula deve solidificar seu apoio no congresso e garantir a aprovação da reforma tributária e do arcabouço fiscal. Contudo, o governo segue com dificuldades em formar sua base.
“Eu acho que, muito antes desses testes maiores, que serão a reforma tributária, o arcabouço fiscal, as medidas provisórias, o governo já vai estar solidificado”, segundo Lira.
Lula faz críticas a Jair Bolsonaro
O petista Lula voltou a criticar seu adversário Jair Bolsonaro dizendo que ele está “com o rabinho preso” em casa, por conta das investigações em curso, sobre a fraude realizada no cartão de vacinação de Bolsonaro.
Em outras palavras, Lula ainda chamou o ex-presidente de “coisa que governou o país”, e falou que ele agora vai saber, o quanto foi ruim para ele mentir durante o processo de governo.
Afinal, presidente ainda mencionou, os atos golpistas de 8 de janeiro. A invasão para o Lula foi uma tentativa de golpe, e terminou dizendo: “Tem muita gente presa, e eles vão aprender uma lição: se querem governar esse país, não deem golpe. Disputem as eleições da forma mais honesta e aguarde o resultado das urnas. Querem governar, disputem. E não adianta tentar mentir durante a campanha”.
Leia também: Alexandre de Moraes manda soltar Anderson Torres; ex-ministro terá que usar tornozeleira eletrônica