O presidente português Marcelo Rebelo de Sousa está no Brasil para a reabertura do Museu da Língua Portuguesa, que deve ocorrer no próximo domingo (1º), após passar 6 anos fechados depois de ter sido atingido por um incêndio. Por conta disso, o ex-presidente Lula aproveitou a oportunidade para encontrar o representante portugês.
“Diálogo fraterno com o presidente de Portugal Marcelo Rebelo de Sousa, que chegou hoje no Brasil para participar da inauguração do Museu da Língua Portuguesa. Conversamos muito sobre as relações Brasil-Portugal e União Europeia. Um agradável encontro”, disse Lula em suas redes sociais. O encontro ocorreu nessa sexta-feira (30).
Agora que está devidamente reformado, o museu vai funcionar de terça-feira ao domingo, das 9h às 18h. O ingresso inteiro custa R$ 20 e deve ser adquirido pela internet. Aos sábados, a entrada é gratuita, mas a visitação deve ser agendada, já que há um controle de pessoas devido à pandemia de coronavírus. A restauração foi possível graças ao auxílio financeiro oferecido por Portugal.
Presidente de Portugal no Brasil
O governo português anunciou a vinda de Marcelo Rebelo de Sousa apenas no último 26, informando que ele passaria 4 dias no país e se encontraria Bolsonaro e outros ex-presidentes, como Fernando Henrique Cardoso e Michel Temer. O país europeu divulgou que seu presidente estará acompanhado por Augusto Santos Silva, ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros.
A viagem teve início nessa sexta-feira (30) e, segundo o cronograma, o líder português deve se reunir com Bolsonaro no domingo (01). A viagem do líder português vai se dividir entre São Paulo e a capital, Brasília, onde será recebido pelo Presidente do Brasil.
O governo português informou que sábado foi o dia mais intenso da viagem de Marcelo. Além de participar na cerimônia de reinauguração do Museu da Língua Portuguesa, ele começou o dia com um café da manhã de trabalho com o Presidente da República de Cabo Verde, Jorge Carlos Fonseca, e o antigo Presidente da República do Brasil Michel Temer. Depois disso, a convite do Governador de São Paulo, João Dória, participou de um almoço com a presença do Presidente de Cabo Verde e dos representantes das empresas patrocinadores da recuperação do Museu, no Palácio dos Bandeirantes.
Após se encontrar com os representantes da comunidade portuguesa, na Casa de Portugal de São Paulo, Marcelo também foi para a cerimônia de assinatura do acordo de participação de Portugal como país convidado na Bienal do Livro de São Paulo. Por fim, o dia terminou com um jantar oferecido pelo chefe de Estado português no Grêmio Português de São Paulo, contando com a participação do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso.
O presidente português deve ir para Brasília no domingo e, na segunda-feira, terá um encontro com o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira.