Em sua primeira viagem aos Estados Unidos neste terceiro mandato como presidente da república, Luiz Inácio Lula da Silva se reuniu, nesta sexta-feira (10), com o senador Bernie Sanders, na Blair House, local em que Lula está hospedado.
O senador norte-americano Bernie Sanders fez sua carreira política pelo partido Democrata, porém, hoje é um senador independente. Lula chegou nesta quinta-feira (9) a Washington, onde terá uma reunião com o presidente dos EUA, Joe Biden.
Lula e Bernie Sanders
O presidente Lula e o senador norte-americano são figuras fortes da democracia nos dois países. Em uma rede social, Lula compartilhou a alegria que teve em conhecer Bernie Sanders ao vivo.
“Já tínhamos conversado em reunião por vídeo antes. Falamos sobre democracia, movimento sindical e melhores direitos e empregos para trabalhadores”, disse Lula.
Bernie Sanders é do mesmo partido do presidente norte-americano Joe Biden. Ele se colocou como candidato como pré-candidato às eleições dos Estados Unidos em 2020. Porém, de última hora acabou desistindo de concorrer com Joe Biden.
Apesar de serem do mesmo partido, Joe Biden é uma figura um pouco diferente de Bernie Sanders. O senador norte-americano representa a ala mais à esquerda do partido Democrata, enquanto Joe Biden é considerado um político moderado.
Bernie Sanders, assim como o presidente Lula, é um grande crítico das políticas praticadas pelo ex-presidente Donald Trump e o ex-presidente brasileiro Jair Messias Bolsonaro.
Mudanças climáticas na pauta da conversa
Um dos assuntos mais falados durante a conversa entre o senador norte-americano, Bernie Sanders, e o presidente Lula foi a mudança climática. O assunto está em alta, principalmente por parte dos países desenvolvidos. Além disso, pautas como direito dos trabalhadores e defesa da democracia também foram debatidos.
Vale lembrar que, recentemente, o Brasil sofreu um grande ataque à democracia igualmente ocorreu nos Estados Unidos, após Donald Trump perder as eleições.
Após o encontro com o senador, Lula recebeu um grupo de deputados do Partido Democrata. Entre os presentes, estavam os parlamentares Pramila Jayapal, Alexandria Ocasio-Cortez (AOC) e Ro Khanna.
A reunião entre Lula e Joe Biden está esperada para ocorrer no início da noite desta sexta-feira (10). Será a primeira vez que os dois irão se encontrar, visto que Biden não veio ao Brasil para a posse de Lula.
Lula também se encontrou com outros parlamentares norte-americanos
Após a reunião com o senador Bernie Sanders, o presidente Lula voltou a se encontrar com outros parlamentares norte-americanos.
Nesse sentido, Lula também se reuniu com as deputadas Pramila Jayapal, Alexandria Ocasio-Cortez e com o deputado Ro Khanna. Segundo ele, a pauta da conversa foi compartilhar os programas sociais implementados no Brasil e o enfrentamento ao combate das fake news nas redes sociais e a preservação do meio ambiente.