Em entrevista coletiva que deram à imprensa nesta quarta-feira (26/04), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva junto ao presidente espanhol, Pedro Sanchez pareciam estar em perfeita sintonia. Enquanto o presidente Lula se pronunciava, o presidente espanhol acompanhava atentamente suas falas, sorrindo e anotando algumas coisas. Sob outro ponto de vista, Lula demonstrava felicidade por estar sendo recebido pelo presidente espanhol novamente.
Todavia, em seu pronunciamento para a imprensa, Lula disse: “Sou eternamente grato ao Pedro Sanchez. Tinha acabado de sair da prisão e Pedro me convidou para vir ao palácio”, que ao recordar tal fato, ganhou de volta um sorriso do presidente da Espanha que esteve ao seu lado durante a entrevista. Com isso, relembrando ainda, Lula lembrou que recebeu das empresas espanholas apoio em seu primeiro mandato e ainda brincou que o time que torce, o Corinthians, foi criado por espanhóis.
Presidente defendeu moeda única para os BRICS
Bem como, o pronunciamento do presidente Lula, ele comunicou nesta quarta-feira (26) que abraça a ideia de estabelecer uma moeda para o comércio entre os países do Brics, composto por: Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. Com isso, durante a viagem à Espanha, Lula disse: “Eu sou favorável que a gente crie nos Brics uma moeda de negociação entre os nossos países, como os europeus criaram o euro”.
Portanto, não sendo a primeira vez que Lula mencionou sobre a criação de uma moeda, também tendo dito no começo de suas viagens internacionais, em viagem a China disse que tal criação poderia ajudar os países em desenvolvimento a não depender tanto do dólar.
Isso chamou atenção dos americanos, que já vinham recebendo os comentários de Lula sobre a guerra de forma negativa. Contudo, Lula já deu outras declarações em sentido contrário, afirmando que não equiparou a culpa de cada um desses dois países na Guerra, Rússia e Ucrânia.
Lula levanta questões voltada para o comércio
Bem como, o presidente Lula no início desse ano sugeriu que o Brasil e a Argentina poderiam estabelecer uma unidade compartilhada de valor para o comércio bilateral. Ainda mais, Argentina vem sofrendo com muitos desafios, tanto na falta de dólares como na inflação alta.
Ainda assim, nesta quarta o presidente Lula, sobre o novo Banco de Desenvolvimento (NDB), criado pelos países do Brics, um organismo multilateral de crédito, da qual a nova chefe é a ex-presidente Dilma Rousseff (PT), que disse: “se transforme em um grande banco de investimentos”, e acrescentou em sua fala que se for possível será maior que o Banco Mundial.
Com isso, Lula vem levantando uma ampla gama de questões, e ainda mencionou que em seu governo não irá privatizar nenhuma empresa estatal e defende a ideia de ampliar o quadro dos membros permanentes da ONU. Nesse sentido, Lula segue tentando se posicionar como um importante elemento na mediação da paz, ao mesmo tempo que deixa claro as prioridades dos interesses brasileiros no que se refere ao comércio internacional.
Veja também: Justiça arquiva pedido de prisão e Elize Matsunaga continuará solta