Luiz Inácio Lula da Silva (PT), presidente eleito, discursou nesta quarta-feira (16) no Egito, durante a COP27, uma conferência sobre o clima organizada pela Organização das Nações Unidas (ONU). Na ocasião, o petista disse que pedirá à entidade que o próximo evento, marcado para 2025, aconteça na Amazônia.
Geraldo Alckmin cobra da gestão Bolsonaro dados ‘não divulgados’ sobre o desmatamento
A declaração de Lula aconteceu no momento em que ele discursava em uma parte do evento intitulada “Carta da Amazônia”, que é uma agenda comum para a transição climática. O Brasil iria sediar a COP25 em 2019. Todavia, o evento acabou sendo transferido para a Espanha devido a um pedido do presidente Jair Bolsonaro (PL).
Nesta quarta, o petista disse que irá conversar com António Guterres, que é secretário-geral da ONU, sobre a possibilidade de o Brasil sediar o evento daqui a pouco mais de dois anos. “Nós vamos pedir para que a COP de 2025 seja feita no Brasil e, no Brasil, seja feita na Amazônia”, começou Lula.
“E, na Amazônia, tem dois estados aptos a receber qualquer conferência internacional, que é o estado da Amazonas e o estado do Pará”, afirmou o petista, que chegou ao Egito na segunda-feira (14) para participar da COP27 a convite do presidente egípcio Abdel Fatah al-Sissi.
A viagem ao Egito foi a primeira ao exterior que Lula fez desde que venceu Bolsonaro no segundo turno das eleições. O evento é importante, pois serve para que os países possam discutir as mudanças climáticas e propor medidas para a redução de gases do efeito estufa.
E, outro momento, além de dizer que, com sua eleição, o Brasil está de volta ao mundo”, Lula disse que um evento na Amazônia é “importante” para que as pessoas possam conhecer o local. “Acho muito importante que a COP em 2025 seja na Amazônia e acho muito importante que as pessoas que defendem a Amazônia e que defendem o clima conheçam de perto o que é aquela região”, disse o petista, eleito pela terceira vez presidente do país.
Leia também: Lula viajou em jato de empresário que é delator e confessou caixa 2; entenda