Lula deseja relançar mais um programa social com foco em saúde. Nesse sentido, esse programa é o Brasil sorridente e já foi lançado há anos atrás, durante o primeiro governo do presidente
Com isso, o programa Brasil Sorridente, visa a saúde bucal da população, é um atendimento odontológico realizado pelo SUS que foi criado em 2004. Com isso, foi habilitado quase 3,7 mil novas equipes pelo governo para atender a população pelo país.
Assim, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, nesta segunda (8), sancionou a lei que integra o Brasil Sorridente na Lei Orgânica da Saúde. Em outras palavras, a lei dispõe que a população tenha direito a serviços odontológicos pelo SUS (Sistema Único de Saúde).
Portanto, o programa Brasil Sorridente é algo que foi criado na gestão do PT, em 2004, no primeiro mandato do presidente Lula, bem como Bolsa Família, Mais Médicos e Minha Casa, Minha vida. Então, Lula pretende nesse seu terceiro mandato, relançar esse programa, Brasil Sorridente.
Como Brasil Sorridente será conduzido
Com a sanção da Lei, foi feito um comunicado pelo governo no qual, após ofertado os serviços odontológicos, não deverá ser interrompido e nem deixado em segundo plano por gestores federais, estaduais e municipais.
De acordo com, esse programa que tem como preocupação a saúde bocal da população, tem como foco as regiões mais desamparadas e com falta assistenciais. Assim, levando tal serviço para áreas que mais necessitam.
Anteriormente, conforme o governo federal, antes da criação da política pública, a extração de dentes era o principal procedimento conduzido pelo SUS. Depois que, teve a criação desse programa, o SUS também realizou outras ações, como o atendimento preventivo e a recuperação dentária.
Portanto, com essas novas equipes e unidades trabalhando para o funcionamento dos serviços odontológicos, mais de 10 milhões de brasileiros serão alcançados pelo Brasil Sorridente.
Leia também: STF forma maioria para reconhecer inconstitucional medida do governo anterior sobre tributos; entenda
Tratar da saúde bocal da população é investimento segundo Lula
Durante cerimônia do relançamento do programa Brasil Sorridente, Lula durante seu discurso, mencionou que as despesas públicas, realizadas para a saúde não são gastos e sim investimentos.
Nesse sentido, em uma de suas falas Lula declarou: “Não me fale em gasto, porque tratar da saúde do povo é investimento. Cidadão com saúde é muito mais produtivo do que cidadão doente, sem força, sem qualidade para prestar o serviço que gostaria de prestar. Estou em uma teimosia, para dizer que qualquer dinheiro para cuidar do povo é investimento”
Afinal, ao falar da saúde bocal, estamos também falando da autoestima da pessoa, e foi algo que o presidente Lula mencionou em seu discurso, dizendo: “A realidade é que as pessoas gostam de ser bem tratadas. As pessoas não se tratam porque não podem. Ninguém gosta de estar banguela. Ninguém gosta de ter dente sujo, ninguém gosta de aparecer feio diante dos outros”.
Por fim, esse é um dos mais diversos programas do presidente eleito Lula, que prometeu durante campanha trazer a população mais pobre de volta para o orçamento.
Leia também: Após depor em inquérito, Anderson Torres deixa sede da Polícia Federal