O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou neste sábado (08), em uma mensagem em sua conta no Twitter, ao lembrar sobre a garantia constitucional da saúde como um direito universal, principalmente por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), que sua gestão quer reduzir as filas da saúde e também levar mais médicos para as periferias.
Rodrigo Pacheco confirma que vai à China com Lula; Arthur Lira não irá viajar
Na publicação, o chefe do Executivo mencionou os principais desafios do Brasil na área, o que inclui a necessidade de alocação de médicos nas comunidades do interior e nas periferias das grandes cidades, além de acabar com as filas que existem hoje, por exemplo, para exames, consultas e cirurgias.
“No Brasil, felizmente, temos a garantia constitucional de um Sistema Único de Saúde, o SUS, que assegura o acesso gratuito aos serviços por toda a população. E nos esforçamos constantemente para transformar em serviços cada vez melhores aquilo que determina a nossa Constituição”, começou Lula.
Ainda de acordo com o presidente, para conseguir superar esses desafios, será preciso “fortalecer o SUS, levando médicos e todos os profissionais da saúde às periferias das grandes cidades e às distantes comunidades do interior brasileiro”. “Também passa pela realização de intensas campanhas para superar os problemas que ainda decorrem da pandemia do covid-19: as filas acumuladas de consultas, exames e cirurgias eletivas e a queda dos índices de vacinação”, completou o petista.
Em outro trecho de sua declaração, Lula destacou a importância da Organização Mundial da Saúde (OMS). Na oportunidade, ele chegou a elogiar o trabalho da atual gestão da entidade, que atualmente é comandada pelo etíope Tedros Adhanom. “A OMS tem dado contribuições extraordinárias à humanidade”, disse. “Assim, deixo aqui registrado meu muito obrigado ao diretor-geral, Tedros Adhanon, pela sua liderança à frente da Organização”, complementou o presidente da República em sua conta no Twiiter.
Nessa mesma publicação, a ministra da Saúde, Nísia Trindade, fez um comentário onde ressalta que a saúde de um depende da saúde de todos. “A mensagem do presidente Lula mostra como olhamos para a saúde, a partir daqueles que mais precisam”, começou a chefe da pasta. “Ideia que inspira o SUS, a saúde de um depende da saúde de todos e, cada vez mais, da saúde do planeta”, completou a ministra.
Leia também: Lula vai visitar o Maranhão por conta das fortes chuvas; 64 cidades decretaram situação de emergência