O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) comemorou o dia Dia Nacional dos Animais nesta quarta-feira (15) com suas cachorrinhas Resistência e Paris. Em sua conta no Twitter, ele perguntou aos seus seguidores os nomes de seus pets. “Resistência e Paris. Como chamam os animais de vocês?”, questionou o petista.
Governo terá de explicar aparição de Janja na TV Brasil
Essa não foi a primeira vez que Resistência ganha os holofotes. Isso porque, no dia primeiro de janeiro deste ano, a cachorra de estimação do presidente da República participou da cerimônia de posse do petista, que iniciou o seu terceiro mandato à frente do Executivo. Na ocasião, ela, juntamente com Lula, subiu da rampa do Palácio do Planalto – rito que compõe a cerimônia.
A vira-lata, que está prestes a completar cinco anos, foi adotada por Janja da Silva, primeira-dama, quando o presidente esteve preso em Curitiba, no Paraná. Isso, em 2018. A cadela chegou a ficar 580 dias com militantes na “Vigília Lula Livre”, acampamento que foi feito ao lado da sede da Polícia Federal (PF) de Curitiba, até que foi levada para a casa da esposa de Lula. Antes de se mudar para Brasília, a cachorra estava vivendo com o casal presidencial na capital paulista.
Outro ato de Lula
Após a postagem com suas cachorras, Lula participou de uma “megasolenidade” no Palácio do Planalto. Na ocasião, aconteceu o lançamento do novo Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci) e a gestão de Lula anunciou a entrega de 270 viaturas policiais para Estados que foram compradas por meio de licitações feitas no governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
Esses veículos serão encaminhados para ações de segurança na área de combate às violências contra as mulheres – até o momento, o governo Lula omite que as viaturas foram compradas pela gestão do antecessor. Durante o evento, Flávio Dino, ministro da Justiça, até chegou a brincar que não precisaria pedir ao ministro da Fazenda, Fernando Haddad, a liberação dos recursos para a compra de novos veículos.
De acordo com informações do governo federal, a expectativa é que a gestão de Lula entregue mais 230 viaturas até o fim deste ano, o que totalizaria 500 automóveis repassados aos Estados. Os veículos anunciados nesta quarta são das marcas Toyota, Chrysler e Fiat e já passaram por uma fábrica para serem convertidos em viaturas policiais e já receberam a logomarca do governo Lula e do programa recriado Pronasci.
Leia também: Proposta de nova âncora fiscal encontra-se no Palácio do Planalto, afirma Haddad