O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pode desembarcar nos Estados Unidos em fevereiro deste ano para um encontro na Casa Branca com o chefe do Executivo americano Joe Biden. A informação foi divulgada nesta terça-feira (03) pelo canal “CNN Brasil”.
De acordo com a emissora, o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, conversou com o seu equivalente americano, o secretário de Estado Antony Blinken, sobre o tema para que seja possível avaliar possíveis datas para o encontro entre Biden e Lula, que no domingo (01) iniciou seu terceiro mandato como chefe do Executivo após ter vencido o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) nas eleições.
Conforme o canal, a expectativa é de que o encontro entre os dois chefes de Estado aconteça no começo de fevereiro. No entanto, também existe a possibilidade de que o encontro aconteça na última semana de janeiro, mas, de qualquer forma, a informação é de que a primeira opção tem sido classificada como a mais viável.
Viagens de Lula
Nesta terça, a presidência da República divulgou uma nota revelando que a primeira viagem de Lula em sua volta ao Palácio do Planalto acontecerá no próximo dia 23, quando ele irá para a Argentina. Nesse sentido, a viagem do petista para os Estados Unidos deve acontecer logo após a visita ao país vizinho.
Além de Argentina e Estados Unidos, Lula deve viajar, logo nesses primeiros meses do ano, para Portugal. Na segunda-feira (02), por exemplo, o presidente de Portugal, Marcelo Rebelo, disse durante entrevista coletiva que o petista deve visitar o país europeu em abril.
O presidente português esteve em Brasília para a posse de Lula e depois teve uma reunião com o presidente. De acordo com as informações, na viagem para Portugal, Lula deverá acompanhar a entrega do prêmio Camões para o cantor brasileiro Chico Buarque. Próximo da viagem para Portugal, Lula também deve emendar uma passagem pela China.
Leia também: Lula quer que equipes acelerem medidas na área social para cumprir promessas de campanha