O presidente Luiz Inácio Lula da Silva iniciará sua visita à inauguração de uma fábrica brasileira na próxima semana após os ataques terroristas em Brasília. Em sua programação, na próxima sexta-feira (20), Lula irá para a Bahia. Além disso, Lula deve ir para outro estado, com Rio de Janeiro e Ceará sendo os mais especulados. Importante destacar que, embora a equipe de Lula já planejasse as viagens antes da posse, elas ganharam um caráter mais simbólico após as incursões no prédio dos Três Poderes. Desse modo, apesar da tragédia, Lula quer mostrar que o governo continuará trabalhando pelo Brasil.
Viagem a Bahia
Lula deve viajar para a Bahia acompanhado do ministro da Casa Civil, Rui Costa, que ocupou o cargo de governador do estado até 31 de dezembro. O ministro esteve em Salvador no último sábado (07) para discutir possíveis viagens entre Lula e seu sucessor, Gerônimo Rodrigues, também do Partido dos Trabalhadores. “Eu sentei com o governador agora para a gente ver a possibilidade de agenda, seja em construções do Minha Casa Minha Vida ou na área de educação. Estamos afunilando para ver se a gente consegue materializar essa vinda dele à Bahia. Ele quer muito vir à Bahia no mês de janeiro”, afirmou Rui Costa.
Falando em um café da manhã com repórteres ontem (12), Lula disse que iniciaria um “retorno ao trabalho” em todo o país no final deste mês, após um período de suspensão de obras durante anos.
Obras paradas no país
Um levantamento da equipe de transição de governo, feito antes de sua posse, apontou 14 mil obras paradas no país. Uma delas foi a duplicação da BR-470, prometida durante o governo Bolsonaro, mas acabou vetada, retirando cerca de R$ 18 milhões que deveriam ser usados para realizar a obra. Os cortes de recursos foram vistos apenas como uma realocação de investimentos do governo federal, mas, na verdade, os recursos que deveriam ser aplicados em Santa Catarina foram desviados para outros estados.
“E a gente, então, vai começar a partir deste mês viajar o Brasil para anunciar algumas coisas, retomada de obras que estavam paralisadas há quatro anos, há cinco anos, há seis anos, há sete anos”, disse Lula. “Tem muita coisa. São quase 14.000 obras. Falando na educação, são quase 4.000 obras de coisas que estão paralisadas, que vão de creches a institutos federais. E nós estamos tentando pegar essas obras que já tem projeto, que já foram aprovadas, sabe, a questão ambiental”, complementou.
Viagens internacionais de Lula
O presidente Lula fará sua primeira viagem oficial desde o anúncio de sua eleição. Lula irá reviver a tradição existente desde 1989, interrompida por Bolsonaro, onde os presidentes brasileiros visitaram primeiramente Buenos Aires. Em seguida, Lula deve viajar aos Estados Unidos para se encontrar com Joe Biden. Em suma, as viagens internacionais do presidente Lula ganharam contornos mais concretos, tendo como pano de fundo as mensagens de apoio internacional que tem recebido.