O presidente Lula irá à China no final do mês e, para causar uma boa impressão e dar mais importância à viagem, deve montar uma grande comitiva. E isso não é por acaso, já que o país asiático é o mais parceiro comercial do Brasil e é o país que mais investiu em empresas brasileiras nos últimos anos. Além de alguns ministros, o petista deve levar 6 deputados e 2 senadores. Alguns especialistas dizem que a comitiva por ser ainda maior.
Com isso, Lula considera a viagem como a mais importante do ano. Vale lembrar que o presidente já foi aos Estados Unidos e também visitou países da América Latina, além da conferência do clima da ONU no Egito.
Uma viagem importante
A viagem do presidente Lula para a China será um grande evento político. Para o Brasil, essa viagem pode ser definitiva. Isso porque o presidente busca investimentos internacionais para ampliar as obras no país e melhorar os índices de emprego. Atualmente, o país asiático é o que mais investe em empresas do país. E o governo quer buscar mais.
Isso porque, segundo os bastidores, a ideia de Lula é oferecer à China a planta da antiga fábrica da Ford, na Bahia. A empresa americana deixou o local, que pode servir de montadora para uma empresa chinesa. Uma possível compra marcaria uma maior influência política e econômica dos chineses no Brasil e na América Latina, algo que é bastante desejado por Xi Jinping, presidente reeleito do país.
Além disso, Lula deve discutir projetos de economia verde, principalmente no setor de energia, além de investimentos em infraestrutura. O presidente já deu diversas declarações de que quer financiar diversas obras no Brasil para gerar empregos e diminuir os custos para as empresas brasileiras. Atualmente, o transporte no Brasil gera bastante custo para as exportadoras.
Lula vai levar Dilma Rousseff
Além da comitiva que une ministros, deputados e senadores, o presidente Lula levará Dilma Rousseff. Isso porque ela será nomeada como a presidente do Novo Banco de Desenvolvimento (NBD), conhecido como Banco dos BRICS. Com essa nomeação, o Brasil se aproxima ainda mais de Rússia, Índia, China e África do Sul. O bloco é formado por países em desenvolvimento.
No Banco dos BRICS, a função de Dilma será organizar os projetos do banco e, inclusive, buscar investimento dos países-membros para o país. No cargo da presidência, o salário de Dilma surpreendeu.
Em relação à comitiva, ainda não se sabe se os deputados e senadores irão com Lula no avião presidencial, ou se irão em uma comitiva separada. Até agora, alguns nomes já estão confirmados.
Senadores:
- Renan Calheiros (MDB)
- Rodrigo Pacheco (PSD)
Deputados:
- Carlos Zarattini (PT)
- Daniel Almeida (PC do B)
- Fausto Pinato (PP)
- Gutemberg Reis (MDB)
- Luiz Ovando (PP)
- Zeca Dirceu (PT)
Todos os nomes escolhidos fazem parte de cargos que estão ligados à China ou às relações internacionais do país. Contudo, especialistas dizem que Lula ainda pode colocar mais pessoas na comitiva. Isso porque a viagem pode definir uma melhora na economia do Brasil neste ano.