O presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva (PT) usou suas redes sociais, na manhã desta segunda-feira (06), para manifestar solidariedade às vítimas do terremoto que atingiu uma região na fronteira entre a Síria e a Turquia. Segundo as informações, o fato culminou em centenas de mortos e feridos em ambos os países.
Lula diz Venezuela e Cuba pagarão dívidas com o BNDES
“Olhamos com preocupação para as notícias vindas da Turquia e Síria, após terremoto de grande magnitude. O Brasil manifesta sua solidariedade com os povos dos dois países, com as famílias das vítimas e todos que perderam suas casas nessa tragédia”, escreveu Lula em uma rede social ao comentar sobre o ocorrido que, de acordo com o balanço oficial dos governos da Síria e da Turquia apontava, até a tarde desta segunda, mais de três mil mortos e 50 mil feridos em decorrência do tremor.
Conforme as informações, acredita-se que haja centenas de pessoas presas sob os escombros, ou seja, a expectativa é que o triste número de vítimas aumente à medida que equipes de resgate vasculham os destroços em cidades e vilas tanto na Turquia quanto na Síria. Nos dois países, pessoas foram acordadas durante os tremores que começaram antes do amanhecer e aconteceram no momento em que a região passa por um período de neve e chuva.
Não há brasileiros entre as vítimas
Em nota divulgada na tarde desta segunda, o Ministério das Relações Exteriores afirmou que está acompanhando com preocupação os desdobramentos do terremoto que deixou diversas pessoas mortas e feridas na Síria e na Turquia. Segundo a pasta, até o momento, “não há notícia de brasileiros mortos ou feridos” por conta do desastre natural que atingiu os países.
“As embaixadas do Brasil em Ancara e Damasco, bem como o consulado-geral do Brasil em Istambul, estão acompanhando os desenvolvimentos no terreno, em regime de plantão”, afirmou o Ministério das Relações Exteriores no comunicado.
Leia também: Lula é contra CPI de atos antidemocráticos. Entenda!