A próxima segunda-feira, dia 27 de fevereiro, será marcada pelo lançamento da Campanha Nacional de Vacinação. O lançamento da campanha será dado pelo presidente Lula e a atual ministra da saúde, Nísia Trindade.
A iniciativa terá ações para ampliar o percentual de brasileiros imunizados em todas as vacinas disponíveis no Sistema Único de Saúde (SUS). Vale lembrar que o número de brasileiros que se vacinaram contra a maioria das doenças nos últimos foi bastante inferior à normalidade.
A ação marca o início do plano de vacinação contra Covid-19 para 2023. As pessoas serão vacinadas com o reforço do imunizante bivalente da Pfizer. A maioria dos estados também irão começar a vacinação com a vacina bivalente nesta segunda-feira.
Aquelas pessoas que são consideradas do grupo de risco e estão mais expostas à ação da doença que receberam, pelo menos, duas doses, agora irão receber o reforço da vacina bivalente.
Vale lembrar que a vacina bivalente é uma atualização em relação aos primeiros imunizantes fabricados contra a Covid-19 e protege contra a cepa original do coronavírus e as subvariantes ômicron.
Lula e o foco na retomada da vacinação
Desde o período eleitoral, Lula demonstrou preocupação com o número, bastante reduzido, de brasileiros que estão indo se vacinar. Na sua visão, o Brasil sempre foi um exemplo nesse quesito e o momento atual passou pela figura do ex-presidente Jair Bolsonaro.
Nesse sentido, para chamar a população a se vacinar, o presidente Lula será vacinado com a quinta dose de vacinas contra Covid-19 durante o lançamento do movimento.
O evento será realizado em uma unidade de saúde localizada a 18 km do Palácio do Planalto. O posto de saúde está localizado no Guará, região administrativa do Distrito Federal.
A meta é vacinar 90% da população alvo da campanha. No território Yanomami, que enfrenta uma crise sanitária, o início da campanha de vacinação foi antecipado para sábado, dia 25.
Neste ano, o Ministério da Saúde também selecionou como embaixadores da Campanha Nacional de Vacinação figuras públicas que atuarão no processo de convencimento da população sobre a importância de ir aos postos de vacinação.
Para enfatizar ainda mais a campanha, a Campanha Nacional de Vacinação contará com a presença de diversos artistas, inclusive a apresentadora Xuxa e a influencer Ivon Baron, ativista pela causa das pessoas com deficiência que subiu a rampa presidencial durante a posse do presidente Lula.
Campanha pela vacinação
Como funcionou em todo o período de vacinação, os primeiros a se vacinar serão as pessoas que compõem o grupo de risco. A ordem é a seguinte:
- Fase 1: Pessoas com 70 anos ou mais, moradores de instituições de longa permanência (ILP), imunocomprometidas, comunidades indígenas, ribeirinhas e quilombolas;
- Fase 2: 60 a 69 anos;
- Fase 3: Gestantes e puérperas;
- Fase 4: Profissionais da saúde.
O objetivo do governo Lula é vacinar com vacina bivalente aqueles que já possuem as duas doses do reforço. Desta forma, quem só tomou apenas uma dose da vacina vai ter que tomar ainda a segunda dose da primeira versão da vacina para estar apto a tomar a bivalente.