Luiz Inácio Lula da Silva (PT), presidente da República, lamentou nesta terça-feira (09), a morte da cantora Rita Lee, uma das maiores cantoras e compositoras da história do Brasil que faleceu aos 75 anos, na noite de segunda (08) – ela foi diagnosticada com câncer de pulmão em 2021 e vinha, desde então, fazendo tratamentos contra a doença.
Em sua conta no Twitter, Lula afirmou que Rita Lee era uma “artista à frente do seu tempo”. “Rita Lee Jones é um dos maiores e mais geniais nomes da música brasileira. Cantora, compositora, atriz e multiinstrumentista. Uma artista a frente do seu tempo. Julgava inapropriado o título de rainha do rock, mas o apelido faz jus a sua trajetória”, disse ele.
Ainda de acordo com o presidente, a artista ajudou a transformar a música brasileira com sua “criatividade e ousadia”. Não suficiente, o presidente afirmou que Rita Lee “não poupava nada nem ninguém com o seu humor e eloquência. Enfrentou o machismo na vida e na música e inspirou gerações de mulheres no rock e na arte”.
“Jamais será esquecida e deixa na música e em livros seu legado para milhões de fãs no mundo inteiro. Meu abraço fraterno aos filhos Beto, João e Antônio, familiares e amigos. Rita, agora falta você”, disse o petista sobre a cantora, que como citado, vinha passando por tratamentos contra o câncer desde 2021.
Assim como publicou o Brasil123, a morte da cantora foi confirmada pela família. Isso, na noite de segunda-feira (08). “Comunicamos o falecimento de Rita Lee, em sua residência, em São Paulo, capital, no final da noite de ontem, cercada de todo o amor de sua família, como sempre desejou”, disse no Twitter.
Nos últimos anos, ela estava vivendo em um sítio no interior de São Paulo com a família. Rita Lee deixa três filhos: Roberto, João e Antônio. Além de Lula, quem também prestou homenagem para a artista foi a ministra da Cultura, Margareth Menezes.
Ela, que participava de uma audiência da Comissão de Educação do Senado, se emocionou e a reunião foi interrompida para um minuto de silêncio em homenagem a Rita Lee. Em seguida, os participantes aplaudiram a artista. “A Rita Lee, não é nem uma questão direta de amizade, apesar do reconhecimento, eu estive em alguns poucos momentos com ela. Mas é pelo que ela simboliza para o Brasil, para a música popular brasileira, como uma mulher revolucionária”, disse ela.
Veja também: Roberto de Carvalho lamenta morte de Rita Lee; cantora fez ‘profecia’ sobre sua passagem