O presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva (PT) usou suas redes sociais neste domingo (07) para lamentar a morte da apresentadora de TV e cozinheira Palmira Nery da Silva Onofre, mais conhecida como Vovó Palmirinha, que faleceu aos 91 anos por conta do agravamento de problemas renais crônicos.
Em seu Twitter, Lula classificou Palmirinha como uma “figura querida da nossa televisão”. Ainda na publicação, ele mandou um abraço aos familiares, amigos e fãs da apresentadora. “Triste com a notícia do falecimento da apresentadora Dona Palmirinha, uma figura querida da nossa televisão. Meu abraço fraterno aos familiares, amigos e fãs da Palmirinha”, escreveu Lula.
Assim como publicou o Brasil123, Palmirinha morreu na manhã deste domingo. De acordo com publicações feitas por familiares da artista, a morte se deu pelo agravamento de problemas renais crônicos. “A família, consternada e inconsolável, comunica o falecimento de Palmira Nery da Silva Onofre, a Vovó Palmirinha, aos 91 anos, ocorrido hoje, 7 de maio, às 11h20 em decorrência de agravamento de problemas renais crônicos”, começou a publicação.
“Ela estava internada na Unidade Paulista do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, desde o dia 11 de abril”, completou o post na conta oficial dela. Em outra publicação, revelou-se que o velório de Palmirinha será realizado nesta segunda-feira (08), no Cemitério do Morumby, das 9h às 17h, e estará aberto ao público das 11h às 13h – o sepultamento será reservado apenas para amigos e familiares.
Nos últimos anos, Palmirinha vinha sofrendo por conta de problemas de saúde. Em 2020, por exemplo, a apresentadora precisou ser internada três vezes em menos de dois meses. Em outubro daquele ano, ela tratou uma infecção urinária e, no início de dezembro, devido a um baixo índice de sódio no sangue, foi internada na UTI – no final daquele mês, ela precisou voltar ao hospital por causa de mais uma infecção urinária.
Após o anúncio da morte de Palmirinha, que deixa três filhos, seis netos e seis bisnetos, famosos como a apresentadora Tatá Werneck e a modelo Isabella Fiorentino usaram suas redes sociais para lamentar o falecimento da “vovó mais querida do Brasil”. Já Anderson Clayton, intérprete do fantoche Guinho, seu braço-direito nas receitas televisivas, publicou uma carta em homenagem à parceira.
Na publicação, ele afirmou estar com “o coração apertado e cheio de saudades”. “Ainda não consigo acreditar que este momento chegou. Agora, que tenho que me despedir de você, dói tanto pensar que nunca mais vou gravar com você nossos programas. Mas, mesmo assim, sei que você estará sempre presente em minha vida, em cada receita que guardo comigo que me lembre de você, em nossos vídeos espalhados pela internet, em cada sorriso que me faça recordar dos momentos que passamos juntos”, publicou ele.