Rui Costa, futuro chefe da Casa Civil, afirmou nesta terça-feira (20) que o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) já decidiu a “grande maioria” dos novos ministros. Segundo o iminente ministro, o anúncio do petista deve ser feito ao longo desta semana. No final sábado (17), assim como publicou o Brasil123, Rui Costa afirmou que o governo de Lula terá cerca e 60% ministérios a mais do que a atual gestão do presidente Jair Bolsonaro (PL). Desta forma, a quantidade de pastas saltará de 23 para 37.
Nesta terça, Rui Costa relatou que sua prioridade tem sido a de concluir a estruturação dos Ministérios. “Então, diria que tá praticamente tudo pronto. Todo mundo já tem onde sentar, os ministros, já tem gabinete para todo mundo, já tem definição de todo mundo onde vai ficar. Tá tudo organizado, o organograma tá pronto. Vamos divulgar essa semana, de todos os ministérios. A grande maioria dos nomes está definida”, declarou ele.
Nos últimos dias, o Brasil123 publicou o anúncio dos ministros da futura gestão de Lula, que irá para o seu terceiro mandato. Até o momento, foram sete anúncios. Confira os nomes:
- Fernando Haddad (Fazenda);
- Flávio Dino (Justiça);
- Rui Costa (Casa Civil);
- Margareth Menezes (Cultura);
- José Múcio Monteiro (Defesa);
- Mauro Vieira (Relações Exteriores);
- Camilo Santana (Educação).
Conforme aponta Rui Costa, os escolhidos por Lula receberão uma espécie de “kit ministro” com as informações necessárias para o exercício da função. “Cada ministro, essa semana que for nomeado, receberá um kit ministro, com seu organograma, onde ele vai ficar, tudo que ele precisa fazer para poder começar a trabalhar já no dia 2, depois da posse”, explicou o futuro chefe da Casa Civil.
Leia também: Decisão no STF faz com que PEC da Transição deixe de ser essencial a Lula; entenda