Nesta quarta-feira, dia 5 de abril, uma creche que fica em Blumenau (SC) foi alvo de um ataque que resultou na morte de quatro crianças. Logo após os ataques, o ministro da Secretaria de Comunicação, Paulo Pimenta, anunciou que o presidente Lula irá reunir um grupo para debater ações contra violência.
Segundo o ministro Paulo Pimenta, a ideia é fomentar uma cultura de paz e não uma cultura de violência, principalmente contra as crianças. Além disso, o grupo de trabalho que Lula deverá formar contará com os seguintes ministérios:
- Educação
- Justiça
- Direitos Humanos
- Secretaria-Geral da Presidência
O grupo de trabalho deve ser coordenado pelo ministro Camilo Santana (Educação), segundo o ministro da Secretaria de Comunicação. Nesse sentido, os ministros que estarão no grupo de trabalho participam de reunião nesta quarta-feira com Lula sobre o tema.
Lula agenda reunião logo após os ataques em Blumenau
Após o ataque a creche em Blumenau (SC), o presidente Lula e o ministro Flavio Dino agendaram uma reunião para a tarde, a fim de debater sobre o ocorrido e evitar outros futuros ataques em municípios e estados, sejam escolas públicas ou privadas.
A reunião não constava na agenda oficial de ambos até o início da tarde, mas foi anunciada por Flávio Dino em uma rede social. Além disso, o ministro Flavio Dino também prestou solidariedade a todas as famílias envolvidas no ataque que resultou na morte de quatro crianças.
Os ataques em Blumenau
A preocupação do governo Lula deve ser em manter a segurança de todas as escolas em escala nacional, a fim de que ataques como esse não se tornem comuns. Vale ressaltar que o número de ataques a escolas ou creches ultrapassaram os 10 casos, desde 2011.
Dessa vez, o ataque ocorreu a uma creche manhã desta quarta-feira (5) em Blumenau, no Vale do Itajaí, em Santa Catarina. Quatro crianças foram mortas e cinco ficaram feridas.
O ataque aconteceu no início da manhã na creche Cantinho Bom Pastor, que fica na rua dos Caçadores, no bairro Velha. A unidade de ensino é particular.
Na ação, quatro crianças foram mortas, entre elas três meninos e uma menina com idades de 4 a 7 anos. As vítimas são:
- Bernardo Cunha Machado – 5 anos
- Bernardo Pabst da Cunha – 4 anos
- Larissa Maia Toldo – 7 anos
- Enzo Marchesin Barbosa – 4 anos
Segundo a polícia, um homem de 25 anos pulou o muro da creche e iniciou o ataque contra as crianças com uma machadinha. As vítimas foram atingidas na região da cabeça. Após a ação, ele se entregou no Batalhão da PM. O suspeito tem passagens por porte de drogas, lesão e dano, segundo a Polícia Civil.