Nesta terça-feira (27), um dia após o almoço com o presidente da Argentina, Alberto Fernández, realizado no Palácio, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que que “não come bem” nos banquetes oferecidos pelas autoridades. Desse modo, o presidente Lula afirmou que não tem o hábito de comer bem quando está em viagens ao exterior e que tem protestado contra a falta de boa comida em sua residência oficial, o que chamou de fracasso.
Viagens internacionais
Em declaração na terceira edição da live semanal “Conversa com o Presidente”, apresentada por Marcos Uchôa, Lula reclamou da comida servida em restaurantes dos palácios e hotéis de alto luxo onde se hospedou em suas viagens internacionais. O presidente afirmou que a comida nos palácios e nos hotéis não é “essa coisa”. A prova disso é que o Lula não gostou do banquete que ele e sua comitiva comeram durante sua última viagem ao exterior, quando se encontraram com o Emmanuel Macron, na França, e Sergio Mattarella, na Itália. “Duas comidas de palácio que… sabe, não são essas coisas?”, comentou.
Justificando sua afirmação, o presidente disse que, geralmente, a comida é pouca e que ela é servida como um aperitivo. Lula comenta que prefere as comidas mais tradicionais brasileiras:
“Um feijãozinho com arroz, um ovinho frito e um bife acebolado vale qualquer preço do mundo”.
Sobre o almoço na Alvorada
Buscando melhorar as recepções feitas no Brasil aos chefes de Estado estrangeiros, a chef responsável foi Elisa Fernandes, 1ª vencedora do programa Masterchef Brasil. Nas redes sociais, Fernandes se disse “honrada” com o convite e declarou ter investido em um cardápio mais “caipira”. Foram mais de 750 pratos servidos. Cardápio teve rabada de prato principal e goiabada com queijo de sobremesa. A chef compartilhou pratos nas redes sociais, onde o cardápio contou com:
- Canapés de carpaccio com maionese de ancienne;
- Tartare de banana-da-terra;
- Salada de camarão com pupunha;
- Abobrinha e chuchu marinados na laranja e castanha de caju;
- Canjiquinha com rabada e couve manteiga;
- Petit gâteau de goiabada, crocante de castanha-do-pará e calda fria de queijo branco.
Por fim, durante a live, Lula lembrou da ocasião da visita da princesa Letícia da Espanha ao Brasil. Ele disse que, embora a equipe tenha hesitado, foi servido a ela feijoada, que segundo o presidente, foi repetida três vezes pela princesa, que afirmou ser o melhor prato que comeu fora da Espanha.
Lula e morada no Palácio da Alvorada
Durante a live, o apresentador Marcos Uchôa questionou se o presidente Lula, devido ao mandato de 3 anos, se sentia “em casa” ao residir no Palácio da Alvorada, lar oficial da presidência da República. No entanto, Lula afirmou que não, ele disse que a Alvorada não tem nada de aconchegante e que, por isso, prefere sua casa em São Paulo, onde os ambientes e mobiliário estão mais próximos um do outro.
“Em casa é tudo pequeno, é tudo aconchegante. Em casa, até o banheiro é perto. Aqui (no Palácio do Alvorada) é tudo muito longe, para você comer, você anda quase 200 metros, para tomar café você anda mais 200 metros, para ir ao banheiro é mais 40, 20 metros. Ou seja, é tudo mais difícil”, disse.
Entretanto, o presidente Lula e sua primeira-dama, Janja da Silva, foram criticados recentemente por adquirirem móveis de luxo para o lar oficial. De acordo com o jornal Folha de S. Paulo, o governo federal investiu R$ 196.770,00 em cinco móveis e um colchão.