Uma pesquisa do instituto Datafolha, divulgada nesta quinta-feira (26) pelo jornal “Folha de S.Paulo”, mostrou que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) está 21 pontos percentuais à frente do atual chefe do Executivo, Jair Bolsonaro (PL).
Conforme a pesquisa, apesar das tentativas, a terceira via, criada com o intuito de acabar com a polarização entre Bolsonaro e Lula, não emplacou. Prova disso é que, juntos, os dois somam agora 75% das intenções de voto: 48% para Lula e 27% para Bolsonaro.
Enquanto isso, a senadora Simone Tebet (MDB), que deve ser a representante oficial da terceira via, soma apenas 2% das intenções de voto. O mais bem avaliado depois de Lula e Bolsonaro é Ciro Gomes (PDT). O ex-governador do Ceará soma 7% das intenções de voto.
As intenções de voto no 1º turno
- Lula (PT): 48%;
- Bolsonaro (PL): 27%;
- Ciro Gomes (PDT): 7%;
- André Janones (Avante): 2%;
- Simone Tebet (MDB): 2%;
- Pablo Marçal (Pros): 1%;
- Vera Lúcia (PSTU): 1%;
- Em branco/nulo/nenhum: 7%.
- Não sabe: 4%.
De acordo com o Instituto DataFolha, Felipe d’Avila (Novo), Sofia Manzano (PCB), Leonardo Péricles (UP), Eymael (DC), Luciano Bivar (União Brasil) e General Santos Cruz (Podemos) não pontuaram.
Ainda conforme o DataFolha, que mostrou que, no segundo turno, Lula soma 58%, e Bolsonaro 33%, foram ouvidas 2.556 pessoas nos dias 25 e 26 de maio em 181 cidades brasileiras. A margem de erro do levantamento é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.
O que dizem os especialistas sobre a pesquisa
Após o anúncio da pesquisa, jornalistas da “Globo News” comentaram sobre os números. Natuza Nery, por exemplo, afirmou que se surpreendeu com o aumento das intenções de votos para Lula vinda das mulheres.
“Lula avança no eleitorado feminino e volta para o patamar original do início do ano. Tinha 49%, passou para 46% e volta a ter 49% no eleitorado feminino”, disse a comunicadora ao ser questionada sobre os números divulgados nesta quinta.
Já Julia Duailib chamou a atenção para os números de Lula na pesquisa espontânea, aquela onde o entrevistador não diz o nome de nenhum candidato. “Lula tinha na espontânea de março 30% da intenção de voto, agora tem 38%. Bolsonaro tinha 23% e mantém com 22%”, diz ela, concluindo que, “o crescimento de Lula é significativo no eleitorado convicto”, comentou.
Já Gerson Camarotti avaliou que os números mostram que Lula pode vencer ainda no primeiro turno. Para ele, o petista foi beneficiado pelo não desenvolvimento da terceira via. “Se for por esses números, temos eleição em primeiro turno. É um crescimento significativo do ex-presidente. De alguma forma, Lula acabou sendo beneficiado com a decantação da terceira via”, disse ele.
Leia também: Mourão afirma que resultado das eleições não será questionado ‘com Exército na rua’