O presidente Luiz Inácio Lula da Silva embarcou para os Estados Unidos na manhã de quinta-feira (9), por volta das 10h, e se encontrará com o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, na sexta-feira (10). O vice-presidente Geraldo Alckmin ficará no cargo até sábado (11), quando Lula deve retornar. O presidente disse em sua rede que durante seu encontro na Casa Branca com Biden, planeja discutir temas como desdobramentos, operações de paz e medidas de combate às “fake news”.
Quem acompanhará Lula?
De acordo com informações disponibilizadas pelo Palácio do Planalto, acompanham Lula na viagem os ministros Mauro Vieira (Relações Exteriores), Fernando Haddad (Fazenda), Marina Silva (Meio Ambiente) e Anielle Franco (Igualdade Racial).
Além disso, integram a comitiva o assessor especial Celso Amorim, o secretário executivo do Ministério do Desenvolvimento Econômico e Comércio, Marcio Elias. De acordo com veículos de imprensa, a primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja, também acompanha Lula. Janja deverá ter um encontro reservado com a primeira-dama dos EUA, Jill Biden. “Embarcando para os EUA para encontro com o presidente Biden. Até a minha volta no sábado, Geraldo Alckmin fica na presidência. Bom trabalho!”, escreveu o perfil do presidente nas redes.
Onde Lula ficará?
Lula e Janja ficarão hospedados na Blair House, também conhecida como “The President’s Guest House” (Casa de Hóspedes do Presidente), local onde costuma ser a residência oficial dos chefes de Estado que visitam Washington. Importante destacar que, em março de 2019, quando foi aos Estados Unidos a convite do então presidente Donald Trump, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) também se hospedou na Blair House.
Compromissos oficiais de Lula
Na sexta-feira (10), o chefe do Executivo brasileiro terá uma série de compromissos oficiais. Além de se encontrar com Biden, Lula também se reunirá com o senador democrata Bernie Sanders, um dos redatores da resolução do Congresso que estabeleceu o reconhecimento imediato das eleições brasileiras. Com a viagem aos EUA, o presidente brasileiro visa aprofundar o relacionamento pessoal com Biden, assim como construiu o forte relacionamento que construiu com George W. Bush e o ótimo relacionamento desenvolvido com Barack Obama.
Participação da Janja
Além das movimentações políticas de Lula, a primeira-dama do Brasil, Janja, terá um encontro privado com a mulher do presidente dos Estados Unidos, Jill Biden, na Casa Branca, em Washington, na sexta-feira (10). Janja se encontrará com a primeira-dama dos Estados Unidos às 15h30 (horário de Brasília). No entanto, não há indícios de que Janja esteja presente nas conversas entre Lula e Biden, assim como ministros dos dois governos.