O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) embarcou na noite desta quinta-feira (20) para Lisboa, Portugal. Esse será o ponto de partida da viagem do chefe do Executivo pelo país citado e pela Espanha – os dois países são os primeiros visitados pelo petista desde que ele assumiu o seu terceiro mandato no comando do Palácio do Planalto.
De acordo com informações do canal “CNN Brasil”, a viagem de Lula vai se concentrar em Portugal, onde terá encontros com autoridades e entregará ao cantor e compositor Chico Buarque o Prêmio Camões – o cantor foi anunciado vencedor do prêmio em 2019, mas o então presidente Jair Bolsonaro (PL) se recusou a assinar o diploma.
Ainda segundo o canal, o roteiro de Lula tem compromissos até a próxima quarta-feira (26). “A visita do presidente está no contexto de relançamento das relações com a Europa e com o mundo. Na Europa, vamos começar por Portugal, é a porta de entrada do Brasil para a União Europeia”, afirmou a embaixadora Maria Luísa Escorel de Moraes, secretária de Europa e América do Norte do Ministério das Relações Exteriores nesta quinta.
Ainda segundo ela, na viagem, Lula vai discutir temas como guerra na Ucrânia e o acordo entre Mercosul e União Europeia. Desde que assumiu o Executivo, Lula tem batido na tecla da criação de um grupo de países para intermediar a paz entre Ucrânia e Rússia. No entanto, o petista foi criticado pela Casa Branca, pois disparou que os EUA e a Europa contribuem para a continuidade do conflito.
No próximo mês, Lula vai voltar para a Europa, mas para visitar o Reino Unido. Isso porque o presidente decidiu que vai para a coroação do rei Charles III – o evento está marcado para acontecer no próximo dia 06 de maio, em Londres, na Inglaterra. De acordo com informações do Palácio do Planalto e do Itamaraty, agora, há ainda a expectativa de um encontro bilateral entre Lula e o primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak.
Assim como publicou o Brasil123, o Ministério das Relações Exteriores, que cuida dos preparativos de viagens diplomáticas, já está focado na viagem de Lula ao Reino Unido. Recentemente, o presidente já havia relatado sobre a possibilidade de ele ir à coroação. Todavia, o martelo foi batido apenas na segunda-feira (17). Até então, a previsão era de que o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, fosse o representante diplomático na cerimônia.
Leia também: Lula planeja participar de evento de Biden após incômodo dos EUA