O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, junto a sua primeira-dama, Janja da Silva, viajarão ao interior de São Paulo, mais precisamente em Araraquara, ainda neste domingo (8), a fim de avaliar os estragos causados pela chuva na cidade.
Lula será recebido pelo prefeito de Araraquara, Edinho Silva, filiado ao PT, sendo informado sobre a atuação da defesa civil e os danos à infraestrutura da cidade.
Agenda em Araraquara
O presidente deve ir à avenida onde uma cratera se abriu e “engoliu” um carro. Seis pessoas morreram devido às chuvas, entre elas, uma criança de 10 anos: Gabriela Santos Leite. O corpo dela foi encontrado pelos bombeiros na tarde de sexta-feira (6). As vítimas eram da mesma família e estavam todas em um carro, que foi arrastado por um riacho que transbordou.
Seis corpos da mesma família foram encontrados. Importante destacar que, na última quinta-feira (5), os ministros das Cidades, Jader Filho, e da Integração e Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, visitaram a cidade e vistoriaram diversos locais. Durante a visita, o ministro das Cidades, Jader Filho, afirmou que paralelamente às obras de reconstrução, o governo federal pretende implementar outros projetos voltados à prevenção de desastres naturais em parceria com a Prefeitura de Araraquara.
Segundo o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), Araraquara foi uma das cidades mais chuvosas do país.
Verba é necessária
Segundo o prefeito, Araraquara precisa de R$ 50 milhões para reparar os estragos causados pelas chuvas que atingem a cidade desde o final do ano passado. Conforme os dados de 28 de dezembro, São Carlos (SP) ficou em primeiro lugar na lista divulgada pelo Centro com 227 milímetros em 24h, enquanto Araraquara teve 195 mm. Segundo a Defesa Civil de Araraquara, foi a maior precipitação na cidade, desde que começaram as medições.
“Só com recursos do município, no curto prazo, nós não conseguimos, não há previsão orçamentária para um desastre natural como esse”, disse Edinho. “Estamos fazendo os estudos de engenharia, mas certamente estamos falando de algo, no mínimo, em torno de R$ 50 milhões”, complementou o prefeito.
“Estamos nessa primeira semana acompanhando a situação das chuvas no interior de São Paulo para levar o suporte do governo federal, começando a recuperar a atuação da defesa civil e outros órgãos”, escreveu Lula na quinta nas redes sociais.
Agenda de Lula em Araraquara
Segundo o Palácio do Planalto, Lula se encontrará com a mídia às 15h30 em Araraquara, na Avenida 36. Contudo, dependendo das condições climáticas, o atendimento pode ser alterado para a sala de reuniões da Prefeitura de Araraquara, informa o comunicado.