“Abrasileirar” o preço da gasolina. É isso que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse nesta quinta-feira (17) que pretende fazer caso seja eleito mais uma vez como chefe do Executivo. Hoje, o preço do combustível é calculado em dólar e o petróleo segue a cotação internacional.
Na prática, isso significa que a valorização do barril de petróleo no mercado internacional e da moeda norte-americana acabam impactando diretamente nos preços praticados no Brasil. Durante entrevista à rádio “Progresso”, Lula disse que sabe que, quando fala em mudar a política de preços praticadas hoje pela Petrobras, deixa o mercado “bravo”.
No entanto, ele explica que os preços devem ser em reais, visto que o investimento é feito em tal moeda. “Eu quero dizer em alto e bom som. Eu sei que o mercado fica nervoso quando eu falo, mas eu quero que eles pensem o seguinte: nós vamos abrasileirar o preço da gasolina. O preço vai ser brasileiro, porque os investimentos são feitos em reais. A gente vai tirar gasolina, vai aumentar a capacidade de refino”, disse o ex-presidente.
De acordo com Lula, hoje, o Brasil precisa fazer mais refinarias porque as que pertenciam ao país “foram vendidas, estão algumas para ser privatizadas”. “O Brasil está refinando 25% de gasolina a menos”, explicou.
Em outro momento, Lula afirmou que, caso o Brasil importasse petróleo, “estaria tudo bem” no preço ser praticado levando em consideração o dólar. No entanto, segundo o ex-presidente, não é isso que acontece e, assim, “não tem nenhum sentido” o Brasil continuar com a política de preços atual.
“O que esses malandros fizeram? Esses malandros estão destruindo a Petrobras, fatia por fatia. Na hora que eles privatizaram a BR [Distribuidora], apareceram nesse país 432 empresas que estão importando gasolina dos Estados Unidos, importando a preço do dólar”, disse o ex-chefe do Executivo.
“E aí o preço é internacional. Aí quem paga é o nosso companheiro com o carro, que tem um caminhão, são os caminheiros brasileiros, são os pobres que têm um carro”, completou Lula, que nesta quinta, assim como publicou o Brasil123, revelou o que falta para ele ser confirmado como o candidato do PT.
Aumento dos combustíveis
Com a disparada do dólar e do preço do petróleo, levando apenas em consideração o ano de 2021, a gasolina acumulou uma alta de 47,49%, sendo eleita o item que mais pesou na alta do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), a inflação oficial do país. No último ano, a inflação somou 10,06%.
Leia também: Críticos e simpatizantes do PT assinam manifesto de apoio a Lula