O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) finamente admitiu ser pré-candidato à Presidência da República na eleição de 2022. A declaração aconteceu nesta quarta-feira (08) no momento em que o ex-chefe do Executivo fazia um discurso para encerrar o 9º Congresso da Força Sindical, na sede do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo.
Durante sua fala, Lula disse que “está se dispondo a voltar a ser candidato”. Caso seja, de fato oficializada, essa será a sexta vez que o petista entrará para a disputa da presidência do país. Ele se saiu vencedor em duas oportunidades.
“Eu estou me dispondo, depois de boas conversas com vocês [sindicalistas], a voltar a ser candidato. Porque só tem uma razão para eu voltar: que é fazer mais do que eu fiz nos meus dois mandatos”, afirmou Lula, que pretende ter o ex-governador Geraldo Alckmin (PSDB) como seu vice.
Lula critica Bolsonaro
Além de dizer que é um pré-candidato, Lula também criticou o governo do presidente Jair Bolsonaro (PL) na pandemia, e também a gestão econômica do ministro Paulo Guedes. A principal crítica do ex-chefe do Executivo foi quanto a ideia de Bolsonaro em vetar o chamado passaporte de vacinação, documento recomendado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para aqueles que entrem no país.
“Se ele [Bolsonaro] não gosta dele, dos filhos dele, se eles não se respeitam, ele precisa criar responsabilidade e permitir que as pessoas sejam obrigadas a apresentar o cartão de vacinação para proteger a sociedade brasileira”, começou Lula.
“Afinal de contas, surgiu um vírus novo, que a gente não sabe a magnitude desse vírus”, completou o petista em alusão à variante ômicron da Covid-19.
Por fim, ele ainda ressaltou que Bolsonaro não era obrigado a entender de Covid-19, assim como ninguém entendia o que era. “Mas quando a gente governa com responsabilidade é obrigado a se cercar de pessoas que sabem. Não era necessário ter acontecido mais de 600 mil mortes nesse país se ele [Bolsonaro] tivesse criado um comitê de crise, ouvido os cientistas”, desabafou o ex-presidente.
“Nós temos um presidente que faz festa de motocicleta quase todo santo dia, mas não teve coragem de visitar um hospital ou um funcionário do SUS que ajudou a salvar esse país”, finalizou Lula, que lidera as pesquisas eleitorais em todos os cenários.
Leia também: Enquete da revista “Time” tem Bolsonaro eleito como ‘Personalidade do Ano’