Luiz Inácio Lula da Silva (PT), chefe do Executivo eleito, afirmou nesta terça-feira (20) ter conversado com Vladimir Putin, presidente da Rússia. De acordo com o petista, na conversa com o mandatário russo, ele afirmou que o Brasil, sob sua gestão, busca o diálogo com todos os países em “busca de um mundo sem fome e com paz”.
Decisão no STF faz com que PEC da Transição deixe de ser essencial a Lula; entenda
Segundo o presidente eleito, na ligação, Vladimir Putin teria desejado a ele um “bom governo” e ainda manifestado que a Rússia tem interesse no “fortalecimento” da relação Brasil-Rússia. “Conversei hoje [terça] com o presidente russo Vladimir Putin, que me cumprimentou pela vitória eleitoral, desejou um bom governo e o fortalecimento da relação entre nossos países”, começou Lula.
“O Brasil voltou, buscando o diálogo com todos e empenhado na busca de um mundo sem fome e com paz”, escreveu Lula em sua conta no Twitter sobre a conversa com Vladimir Putin, que havia reconhecido a vitória de Lula na eleição presidencial de outubro deste ano. Na ocasião, o chefe do Executivo russo disse que espera que seu país e o Brasil possa trabalhar juntos para que seja possível “garantir o desenvolvimento de uma cooperação russo-brasileira construtiva em todas as esferas”.
Hoje, a Rússia é um importante parceiro comercial do Brasil. Os dois países integram o Brics com Índia, China e África do Sul. O Brics é um bloco de países com economias emergentes. Nas últimas décadas, Vladimir Putin manteve boa relação com os presidentes do Brasil. Recentemente, inclusive, dias antes da Rússia invadir a Ucrânia, o presidente daquele país recebeu o atual presidente Jair Bolsonaro (PL).
Na ocasião, Bolsonaro foi bastante criticado, pois, além da visita, o presidente brasileiro não se pronunciou contra a invasão da Rússia, argumentando que o país seria neutro, visto que tem acordos comerciais importantes com a Rússia, sendo a distribuição de fertilizantes o principal.
Leia também: Lula terá uma mulher como ministra do Esporte; veja o nome favorito do petista