Nesta segunda-feira (19), o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que está provada a tentativa do ex-presidente Jair Bolsonaro em aplicar um golpe de Estado. Lula disse que a apuração será realizada com “muita tranquilidade” e que “quem tiver culpa no cartório, terá que pagar”. As declarações do presidente foram dadas durante a segunda edição de sua live semanal, chamada de “Conversa com o Presidente”.
“Os fascistas já está provado que eles tentaram dar um golpe e coordenado pelo ex-presidente que agora tenta negar. Mas quando ele perdeu as eleições ele ficou trancado dentro de casa para ficar preparando o golpe. Então eu acho que vamos apurar isso com muita tranquilidade. Todo mundo terá a chance de se defender. Então quero que as pessoas fiquem tranquilas que vamos investigar. Quem tiver culpa no cartório terá que pagar.” disse o presidente.
Lula também comentou sobre sua relação com os ex-presidentes brasileiros, dizendo que no último domingo (18), ele ligou para Fernando Henrique Cardoso para cumprimentá-lo por seu aniversário. No sábado (17), ele se encontrou com José Sarney e o agradeceu por ter iniciado a construção da ferrovia Norte-Sul.
No entanto, ao comentar sobre o Bolsonaro, Lula disse que o ex-presidente não deseja conversar com ninguém, apenas “transmitir mentiras”. “Eu conversava com o Sarney, conversava com o Itamar, conversava com o Collor. Agora, você tem um cidadão que não conversa com ninguém, que não quer conversar, só quer transmitir mentiras, fake news e falar bobagem, agressão contra os outros. Ou seja, isso tem que acabar”, disse o presidente.
Lula comparou suas lives com a de Bolsonaro
Durante a segunda edição de sua conversa virtual, Lula aproveitou para comparar suas lives com as do ex-presidente, Jair Bolsonaro, aproveitando para alfinetá-lo. “Olha o passarinho cantando, que beleza. Quando que você via isso na gravação do meu adversário? Lá é só ódio. Aqui é beleza, natureza, tranquilidade”, disse o presidente durante sua live, que foi gravada no lado externo do Palácio da Alvorada.
As lives de Bolsonaro tornou-se uma marca registrada de seu mandato. O ex-mandatário utilizava o momento para se conectar com seu eleitorado mais fiel e ampliar a comunicação nas redes sociais, onde fica grande parte do eleitorado brasileiro hoje em dia. A estratégia de Lula é basicamente a mesma de Bolsonaro e, durante suas lives, passará a abordar o que o governo vem trabalhando e quais são as expectativas para o futuro.
No entanto, a audiência da primeira live foi bastante tímida, atingindo 332,6 mil de audiência nas redes sociais. Para efeito de comparação, uma das lives de Bolsonaro, gravada em agosto de 2021, atingiu 13 milhões de views até as 22h do último domingo (18). Além disso, o modelo adotado por Lula é mais profissional, com uso de câmeras de alta qualidade, enquanto o do ex-presidente era realizada de forma mais informal, com foco no Facebook.