O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve contar com mais chefes de Estado presentes em sua posse, marcada para o próximo dia primeiro de janeiro, do que o registrado em 2018 no evento de posse do atual chefe do Executivo Jair Bolsonaro (PL).
De acordo com informações do Partido dos Trabalhadores (PT), até o momento, 12 chefes de Estado confirmaram que virão ao Brasil para prestigiar o início do terceiro mandado de Lula, que venceu Bolsonaro no segundo turno das eleições. Segundo as informações, confirmaram presença:
- Filipe VI (rei da Espanha);
- Frank-Walter Steinmeier (presidente da Alemanha);
- João Lourenço (presidente de Angola);
- Alberto Fernández (presidente da Argentina);
- Luis Arce (presidente da Bolívia);
- José Maria Neves (presidente de Cabo Verde);
- Gabriel Boric (presidente do Chile);
- Gustavo Petro (presidente da Colômbia);
- Rodrigo Chaves (presidente da Costa Rica);
- Umaro Sissoco Embaló (presidente da Guiné-Bissau);
- Marcelo Rebelo de Sousa (presidente de Portugal);
- José Ramos-Horta (presidente de Timor Leste).
Em 2018, quando Bolsonaro, o primeiro presidente a não conseguir ser reeleito, tomou posse, dez chefes de Estado estiveram no Brasil, sendo eles:
- Benjamin Netanyahu (Israel);
- Viktor Orbán (Hungria);
- Marcelo Rebelo de Sousa (Portugal);
- Sebastián Piñera (Chile);
- Mario Abdo Benítez (Paraguai);
- Tabaré Vázquez (Uruguai);
- Evo Morales (Bolívia);
- Juan Orlando Hernández (Honduras);
- Jorge Carlos Fonseca (Cabo Verde);
- Saadeddine Othmani (Marrocos).
Nesta quarta-feira (07), em entrevista ao portal “UOL”, o embaixador Fernando Igreja, que faz parte do grupo de transição de governo, relatou que todos os países com quem o Brasil mantém relações diplomáticas foram chamados. Nesse sentido, ele afirma que mais chefes de Estado devem confirmar suas presenças nos próximos dias.
Para ele, o número de confirmações já maior do que o registrado em 2018 com Bolsonaro mostra que o mundo vê o novo presidente com bons olhos. “Isso faz parte da reinserção do Brasil no cenário mundial”, afirmou ele.
Recentemente, a coordenadora da cerimônia de posse, Janja Silva, esposa de Lula, afirmou que algumas personalidades internacionais, como ex-presidentes e ex-premiês, entraram em contato com a equipe para comparecerem ao evento. Segundo ele, a ideia é publicar uma lista com todas as confirmações até a semana que vem.
Leia também: Lula se manifesta contra a condenação de Cristina Kirchner