Luiz Inácio Lula da Silva (PT), presidente da República, conversou nesta segunda-feira (06) com rei Charles III, da Inglaterra. De acordo com informações passadas pelo próprio petista em uma publicação em sua conta oficial no Twitter, o tema do bate-papo, feito via telefone, foi eventuais parcerias entre os dois países e questões climáticas.
Itamaraty confirma ida de Lula à China; veja mais detalhes
“Conversei agora por telefone com o Rei Charles III, do Reino Unido. Falamos sobre a vontade de aprofundarmos parcerias e discussões entre nossos países sobre a questão climática e proteção do meio ambiente”, postou Lula em seu Twitter.
Segundo as informações, existia a expectativa de que os dois falassem sobre um convite para que Lula fosse ao evento de coroação de Charles, mas, em sua postagem, Lula não mencionou tal fato. Assim como publicou o Brasil123, Charles se tornou rei no final do ano passado, mas receberá sua coroa somente oito meses depois da morte da mãe, a rainha Elizabeth II, que faleceu aos 96 anos de idade.
Em uma nota divulgada nesta segunda, o governo brasileiro revelou que Lula e o rei da Inglaterra falaram sobre a agenda bilateral entre os dois países nas áreas comercial, cultural e de ciência e tecnologia. Além disso, na conversa, conversou-se, segundo o governo brasileiro, sobre a “cooperação entre Fiocruz e a Universidade de Oxford na produção da vacina AstraZeneca contra a Covid-19”.
Meio ambiente
Desde que assumiu o Executivo, Lula tem adotado um discurso de que é a favor do meio ambiente. Nas últimas semanas, ele tem batido na tecla de que pretende ser o líder de um movimento de países a favor de medidas para conter o aquecimento global e promover o desenvolvimento econômico sustentável. Já o rei da Inglaterra, desde que ostentava o título de príncipe, ressaltava ser preciso lutar com foco em combater as mudanças climáticas para preservar o planeta para as próximas gerações.
Lula e o rei Charles III
Lula e Charles se encontraram pela última vez em 2009, quando o então príncipe de Gales esteve no Brasil e se encontrou com o petista no Palácio do Planalto. Em janeiro, na posse de Lula, a embaixadora britânica Stephanie Al-Qaq entregou uma carta onde o rei deu os parabéns para Lula e ainda destacou a “amizade calorosa” entre Brasil e Reino Unido. No documento, ele também destacou a necessidade de se estimular o desenvolvimento sustentável e enfrentar as mudanças climáticas.
Leia também: Após explicações, Lula mantém Juscelino Filho no Ministério das Comunicações