Começou nesta sexta-feira (07) o horário eleitoral gratuito na TV referente ao segundo turno das eleições presidenciais. Na propaganda do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o foco foi apresentar quem anunciou apoio ao petista durante a semana. O petista também teceu críticas ao governo de seu adversário, o atual chefe do Executivo Jair Bolsonaro (PL).
Na campanha de Lula, por exemplo, o petista citou as vitórias no primeiro turno de Rafael Fontelles (PT), no Piauí, de Carlos Brandão (PSB), no Maranhão, de Elmano de Freitas (PT), no Ceará, Fátima Bezerra (PT), no Rio Grande do Norte, e Helder Barbalho (PT), no Pará.
Durante a propaganda, Helder Barbalho, que recebeu 70,41% dos votos válidos, sendo o governador reeleito com o maior percentual no Brasil, gravou um vídeo afirmando que a vitória de Lula é fundamental “para o Pará seguir em frente e para o Brasil voltar a sorrir”.
Além dos citados, a campanha de Lula citou apoiadores como a deputada federal eleita Marina Silva (Rede), o ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Joaquim Barbosa, e o ex-presidente da República Fernando Henrique Cardoso (PSDB).
Não suficiente, também foi comentado na propaganda de Lula os recentes anúncios de apoios vindos da ex-senadora Simone Tebet (MDB) e do ex-governador do Ceará, Ciro Gomes (PDT). Ambos foram candidatos ao Palácio do Planalto e terminaram na terceira e quarta posição, respectivamente.
Críticas de Lula a Bolsonaro
Durante a propaganda, Lula ainda mencionou Bolsonaro, dizendo que o “atual presidente foi um desastre na economia, debochou da pandemia, trouxe a fome de volta e hoje milhões de famílias estão endividadas”.
Em sua fala, Lula acusou a campanha de seu adversário político de estar espalhando “mentiras e fake news pela internet”, sobretudo as referentes à religião. “Governei este país durante oito anos e sempre respeitei as famílias, sancionei a lei da Liberdade Religiosa, a criação do Dia do Evangélico e a Marcha Para Jesus”, disse Lula.
Leia também: Simone Tebet se encontra com Lula e confirma ‘total apoio’