O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi às redes sociais criticar o presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), por conta de sua nova motociata. Desta vez, o chefe do Executivo esteve no estado de São Paulo com centenas de apoiadores, em um ato considerado pela oposição como uma campanha antecipada.
No Twitter, ao criticar o ato de Bolsonaro, Lula citou o preço da gasolina e também a inflação no Brasil. “A gasolina cara leva a inflação nas alturas. Mas a prioridade para alguns é fazer motociata sem destino usando combustível caro e comprado com dinheiro público enquanto o povo sofre”, escreveu Lula.
Ainda na publicação, o petista incluiu um trecho de uma entrevista de uma mulher ao Jornal Nacional, da “TV Globo”. Na ocasião, a moça, identificada como Aline Lima, disse que “quem comia carne moída, agora tem que comer ovo. Ovo vai ficando caro e vamos para sardinha em lata. E assim só a gente vai sentindo no prato o empobrecimento”.
A motociata de Bolsonaro
O ato do presidente começou em São Paulo, capital, na manhã desta sexta-feira (15). Por conta do ato, parte da Rodovia dos Bandeirantes precisou ser interditada, o que acabou gerando uma grande lentidão no local.
Durante a motociata, Bolsonaro montou um palanque na cidade de Americana, no interior de São Paulo, e, por lá, fez um discurso inflamado para centenas de motociclistas. Já em ritmo de campanha, o presidente atacou o Partido dos Trabalhadores, Lula, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e até mesmo o WhatsApp, que tem tentado frear a disseminação de notícias falsas.
No decorrer do trajeto, Bolsonaro parou ao menos três vezes. Nessas pausas, ele fez lives em suas redes sociais e tirou fotos com motociclistas apoiadores. As motociatas viraram um símbolo do presidente, que tem sido acusado de estar fazendo propaganda antecipada nesses atos, o que é proibido por lei
Leia também: Casa Civil apaga fotos de encontro entre pastor envolvido em suposto esquema no MEC e ministro da pasta