Tanto a campanha do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) quanto a do atual chefe do Executivo Jair Bolsonaro (PL) trataram sobre a economia nesta sexta-feira (14) na propaganda eleitoral veiculada nas rádios brasileiras. Enquanto a campanha de Lula apresentou uma proposta que tem como foco os micros e médios empreendedores, a de Bolsonaro exaltou a criação do Pix.
Lula quer transformar voto de nordestinos contra Bolsonaro em ‘questão de honra’
De acordo com a propaganda de Lula, a ideia é criar o “Empreende Brasil”, um programa de crédito com juros baixos. “Para os pequenos empreendedores que hoje estão sufocados, a proposta de Lula é o Empreende Brasil, com crédito a juros baixos através dos bancos públicos”, diz um trecho do comercial, que ainda menciona um outro programa, o “Desenrola Brasil”, que será criado para que seja possível a renegociação de dívidas.
Por fim, a propaganda de Lula cita realizações do governo do petista, que esteve no poder de 2003 a 2010. Como exemplo, a propaganda menciona a criação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), o programa Farmácia Popular e investimentos no Sistema Único de Saúde (SUS).
Já a campanha de Bolsonaro citou a criação do Pix, que foi lançado pelo Banco Central (BC) em 2020, mas vinha sendo desenvolvido desde o governo o presidente Michel Temer (MDB). “Graças ao capitão, não pagamos mais a taxa absurda de transferência dos bancos […] Bolsonaro pensa na gente, inovou, e o brasileiro aprovou”, diz a propaganda.
Não suficiente, a campanha do atual chefe do Executivo promete que, caso seja reeleito, Bolsonaro irá criar seis milhões de novos empregos e também:
- Investir R$1 trilhão em investimentos em infraestrutura em obras já contratadas;
- Entregar títulos de terra para famílias do campo e títulos de posses em áreas urbanas;
- Criar dois milhões de novas moradias no programa Casa Verde e Amarela;
- E ainda levar 15 mil médicos para cidades do interior.
Leia também: Lula tem 51,9% dos votos válidos e Bolsonaro 48,1%, aponta Paraná Pesquisas