Em reunião realizada na noite desta segunda-feira (19), foi definido pelo presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva, que Camilo Santana irá comandar o Ministério da Educação. Santana é ex-governador do Ceará e foi eleito senador pelo PT.
A atual governadora do Ceará, Izolda Cela, era cotada para assumir o ministério, contudo, foi definido que ela ocupará a Secretaria de Educação Básica, enquanto Camilo assume o MEC.
Segundo divulgado, o convite a Camilo Santana para ser o próximo ministro da educação foi feito na última semana, mas a definição dependia de uma conversa entre Lula e Izolda, que aconteceu na reunião desta segunda-feira. Também estavam presentes o vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin, o futuro ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e o governador eleito do Ceará, Elmano de Freitas.
Camilo Santana será o ministro da Educação
O senador eleito e futuro ministro da educação, Camilo Santana, é formado em ciências agrárias pela Universidade Federal do Ceará e participou do movimento estudantil durante a juventude.
Ainda, quando foi governador do Ceará, em 2014, teve bons resultados com relação aos indicadores da educação básica, além de ter ampliado a cobertura de escolas em tempo integral da rede estadual.
Ele iniciou sua trajetória no PSB, foi candidato à prefeitura de Barbalha (tanto pelo PSB quanto pelo PT) e atuou como secretário de Desenvolvimento Agrário durante a gestão de Cid Gomes, então governador do Ceará. Além disso, no ano em que foi eleito deputado estadual, esteve à frente da Secretaria das Cidades, durante o mandato de Cid.
Relembre a lista de ministros já anunciada por Lula
Desde o dia 09 de dezembro, o presidente eleito, Lula, vem anunciando a lista de ministros do seu governo. Além do futuro ministro da educação, Camilo Santana, até o momento já foram confirmados os seguintes nomes:
- Ministério da Fazenda: Fernando Haddad
- Ministério das Relações Exteriores: Mauro Vieira
- Ministério da Justiça: Flávio Dino
- Ministério da Defesa: José Múcio Monteiro
- Ministério da Casa Civil: Rui Costa
- Ministério da Cultura: Margareth Menezes
- Ministério do Trabalho: Luiz Marinho
Ainda, o ex-ministro Aloizio Mercadante foi anunciado como futuro presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Além disso, de acordo com o futuro ministro da Casa Civil, Rui Costa, os outros ministros do governo já estão definidos e devem ser anunciados durante esta semana.