Neste sábado (17), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou que solicitou ao Ministério da Gestão um levantamento de todos os prédios públicos abandonados. No qual, ele pretende reformá-los para proporcionar moradia às pessoas carentes.
Lula fez essas declarações em Belém (PA), onde oficialmente anunciou a realização da 30ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP 30) em 2025. Nesse sentido, Lula afirmou que a medida se faz necessária devido à existência de vários prédios abandonados, que estão infestados de ratos e baratas.
Sendo assim, ele também destacou que aproveitará a infraestrutura do local, como asfalto, água, escolas e transporte, e defendeu a construção das casas ali mesmo, eliminando a necessidade de levar as pessoas para regiões distantes.
Lula busca ampliar o programa Minha Casa, Minha Vida
Anteriormente, em Abaetetuba (PA), Lula reiterou sua intenção de ampliar o programa Minha Casa, Minha Vida para incluir pessoas de classe média. Desse modo, o objetivo da versão atual do programa é facilitar o financiamento habitacional para famílias urbanas com renda mensal bruta de até R$ 8 mil e famílias rurais com renda bruta anual de até R$ 96 mil.
Durante seu discurso em Belém, o presidente enfatizou a importância de todas as unidades habitacionais do Minha Casa, Minha Vida contarem com uma biblioteca, para incentivar o hábito da leitura nas crianças.
Além disso, ele também mencionou a redução do preço da gasolina e manifestou sua intenção de nacionalizar os preços dos combustíveis, ressaltando a queda nos preços do óleo diesel, óleo de soja, carne e frango.
Presidente destaca a importância da circulação do dinheiro
Segundo o presidente, a inflação afeta negativamente as pessoas pobres, enquanto enriquece os mais ricos. Do mesmo modo, ele avaliou que a concentração de dinheiro nas mãos de poucas pessoas resulta em miséria, pobreza, fome e empobrecimento do país.
Lula destacou a importância da circulação do dinheiro entre a população mais pobre, afirmando que quando o dinheiro começa a circular nas mãos do povo, eles podem adquirir comida, roupas, sapatos, cadernos, televisões, geladeiras e até mesmo carros.
Sendo assim, Lula acredita que essa circulação de dinheiro contribui para a transformação do Brasil em um país de classe média, onde todas as pessoas podem viver dignamente.
Na programação de Lula no Pará, também está agendado um almoço oferecido pelo governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), em Belém. Além de Lula e Helder, líderes políticos paraenses e o deputado Celso Sabino (União Brasil-PA), cogitado para assumir o Ministério do Turismo no lugar de Daniela Carneiro, devem participar do evento.
Lula destaca melhorias na economia brasileira
Durante seu discurso, o petista destacou a diminuição dos preços dos combustíveis e a desaceleração da inflação. Além disso, Lula acredita que esses dados contribuirão para a retomada do crescimento do país e, consequentemente, para a diminuição dos preços dos produtos.
Na quarta-feira passada (14), a agência de classificação de risco S&P Global Ratings alterou a perspectiva do rating do Brasil de estável para positiva. Essa classificação positiva, que não era atribuída ao país desde 2019, indica uma melhora nas perspectivas econômicas.
No primeiro trimestre deste ano, o Produto Interno Bruto (PIB) cresceu 1,9%, impulsionado pelo agronegócio, superando as expectativas. Adicionalmente, o dólar está em baixa e, como resultado, o mercado de ações brasileiro vem registrando altas.
Leia também: Lula pede estudos para prorrogar redução de impostos em carros populares