O governo Lula anunciou que deve lançar, em breve, o Programa Desenrola Brasil, que permitirá a renegociação de dívidas em todo o país. A medida vem por conta da forte preocupação com a inadimplência no país. Atualmente, segundo o Serasa, mais de 70 milhões de brasileiros possuem alguma dívida em aberto.
Com isso, o programa anunciado permitirá que muitas pessoas quitem seus débitos e, com isso, tenham ainda mais facilidade em sair do vermelho. Contudo, o Desenrola Brasil, de Lula, ainda não está disponível.
O Desenrola Brasil está quase pronto
O governo Lula tem um grande desafio pela frente. Isso porque a inadimplência no país está em patamares altíssimos, o que prejudica toda a economia. Na tentativa de crescer o país, o governo vem tomando diversas medidas para impulsionar o crédito, como o Minha Casa Minha Vida, a nova política para aquisição de carros e, por fim, a quitação de dívidas.
Na prática, o programa ainda está em desenvolvimento. Em março, o programa foi aprovado e as regras estão em criação. Apesar disso, Lula pode ter dificuldades em fazer um projeto amplo, dado que não tem apoio de grande parte do empresariado brasileiro.
De qualquer forma, o programa de Lula deve diminuir o número de inadimplentes e aumentar o crédito para diversas famílias brasileiras. Isso porque a medida vai permitir a quitação de pequenas dívidas, além de limpar o nome de milhões de brasileiros, que passarão a ter acesso a financiamentos, empréstimos e demais produtos financeiros.
Para especialistas, a pandemia foi a principal causa da inadimplência. Isso porque o fechamento da economia, necessário para controlar a doença, gerou desemprego e atraso de contas. Agora, Lula pretende retomar a economia com a renegociação, que funcionará em um formato diferente do usual.
Como vai funcionar o programa de Lula?
A ideia do presidente Lula é fazer um programa que agrade tanto os brasileiros que devem, quanto as empresas, que estão sem receber. Para isso, o Desenrola Brasil funcionará como uma espécie de leilão, onde as empresas darão lances sobre as dívidas dos brasileiros.
Na prática, o cidadão se cadastrará no site do programa. Com o CPF, serão encontradas todas as dívidas vinculadas ao nome do titular. Dessa forma, para dívidas de até R$ 5 mil, será possível pedir a renegociação do débito, que será feito diretamente com a empresa.
Porém, a empresa que tem o valor a receber poderá vender a dívida para outras. Nessa parte, funcionará o leilão, onde empresas que oferecerem menores juros, maiores parcelamentos ou condições imperdíveis levarão a sua dívida. Dessa forma, a empresa recebe o valor e você quita seus débitos.
Após o fechamento do negócio, o brasileiro terá até 60 meses para fazer o pagamento. Segundo os ministros de Lula, a inadimplência atrapalha a economia brasileira e impede o crescimento da renda de muitas famílias.
Leia a seguir: Beneficiários comemoram pagamento inédito do Bolsa Família