Luiz Inácio Lula da Silva (PT), presidente eleito, revelou quando irá anunciar o nome de quem será o ministro da Defesa em sua gestão e também quem serão os comandantes das Forças Armadas durante o seu governo. A informação foi divulgada nesta terça-feira (29) pelo jornalista da “Globo News” Valdo Cruz.
Equipe de Transição do governo Lula vai propor a regulação da internet
De acordo com o comunicador, Lula avisou para seus aliados que o anúncio saíra na próxima semana. Há alguns dias, assim como publicou o Brasil123, o ex-ministro da Casa Civil Aloizio Mercadant, que atualmente desempenha a função de coordenador dos grupos técnicos da transição, adiantou que o chefe da pasta será civil, algo diferente do que aconteceu durante o governo do atual presidente Jair Bolsonaro (PL).
Valdo Cruz relata que fontes afirmam que o nome mais cotado para assumir o Ministério da Defesa é o de José Múcio Monteiro, ex-ministro do Tribunal de Contas da União (TCU). Já para as Forças Armadas, os nomes que podem ser anunciados são:
- O general Júlio César de Arruda deve ser indicado o novo comandante do Exército;
- O almirante Marcos Sampaio Olsen deve ser indicado o novo comandante da Marinha;
- O brigadeiro Marcelo Damasceno deve ser indicado novo comandante da Força Aérea.
Na segunda-feira (28), Lula, que está em Brasília, discutiu sobre o tema. De acordo com Valdo Cruz, junto do petista estavam seu vice, o ex-governador de São Paulo Geraldo Alckmin (PSB), Aloizio Mercadante, o próprio José Múcio e ex-comandantes das Forças Armadas.
Conforme o comunicador, Lula escolherá os novos comandantes do Exército, Aeronáutica e Marinha levando em conta o critério da antiguidade, sendo esses nomes anunciados na próxima semana para, na visão dos interlocutores do petista, “garantir tranquilidade e harmonia com as Forças Armadas”. Segundo Valdo Cruz, a informação é que Lula pretende manter um canal direto com os militares, prestigiando a corporação, assim como aconteceu em seus dois mandatos anteriores como chefe do Executivo.