O Palácio do Planalto informou neste domingo (18) que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) realizará uma viagem à Europa em breve. Durante essa jornada, ele se encontrará com figuras notáveis, incluindo o Papa Francisco e os presidentes da Itália e França. Além disso, Lula fará um discurso em um festival em Paris.
Nesse sentido, a série de compromissos do presidente Lula começa na terça-feira (20), com um encontro em Roma com o sociólogo Domenico de Masi, famoso pelo conceito de “ócio criativo”. Posteriormente, ele tem compromissos com o presidente italiano Sergio Mattarella, o Papa Francisco e o prefeito de Roma, Roberto Gualtieri.
Então, a partir de quinta-feira (22), Lula participará da Cúpula para um Novo Pacto Financeiro Global em Paris e fará um discurso no evento Power Our Planet. Além disso, ele também será convidado para um jantar pelo presidente francês Emmanuel Macron. Logo após, na sexta-feira (23), a agenda de Lula inclui o Diálogo de Alto Nível da Cúpula em Paris e um almoço com Macron. Porém, a programação, no entanto, é preliminar e pode sofrer alterações.
Lula discuti críticas sobre conflito na Ucrânia e questões ambientais
Durante suas reuniões bilaterais com o Papa Francisco e os presidentes da Itália e da França, o presidente Lula planeja discutir diversos temas que vem abordando com outros líderes globais desde que assumiu seu terceiro mandato.
Por exemplo, uma das questões principais é a invasão da Ucrânia pela Rússia. Sendo assim, o chefe de Estado brasileiro vem buscando formar um grupo de países que não estão envolvidos no conflito, para mediar a paz na região leste da Europa.
Assim também, com o presidente da França, Lula planeja tratar principalmente de questões ambientais. Portanto, o presidente brasileiro está empenhado em concluir o acordo entre Mercosul e União Europeia, porém a questão climática é um grande obstáculo.
Por fim, a França, entre outros países europeus, tem expressado preocupação com o desmatamento ilegal no Brasil e deseja adicionar ao acordo sanções rigorosas, vistas como duras pelo governo brasileiro, para o descumprimento de normas ambientais.
Presidente participará em evento de caridade em Paris
Na última quinta-feira (15), durante uma reunião ministerial, o presidente Lula anunciou que fará um discurso no evento Power Our Planet, que ocorrerá em Paris.
Chris Martin, vocalista da banda Coldplay, foi quem convidou Lula para participar do festival. O encontro entre o presidente e o músico aconteceu em março, quando Martin estava no Brasil para uma turnê. Durante essa visita, o músico presenteou o presidente com um violão autografado.
Lula também tem encontros programados com o presidente francês Emmanuel Macron nos dias 22 e 23 de junho em Paris. Ambos planejam discutir questões ambientais, o conflito Rússia-Ucrânia e as relações bilaterais entre Brasil e França. Além disso, o presidente estará presente em uma discussão a respeito da nova estrutura financeira.
A apresentação será realizada na icônica Torre Eiffel. Nesse contexto a ONG associada ao vocalista da banda, Chris Martin, está organizando este evento de caridade que contará com Lula. Além disso, o evento em Paris terá apresentações de grandes nomes da música, incluindo Lenny Kravitz, Billie Eilish e H.E.R.
Leia também: Lula quer que Daniela Carneiro faça ‘balanço’ das ações antes de troca no comando do Turismo