A pouco mais de um ano das eleições presidenciais, uma pesquisa do instituto Datafolha, divulgada nesta sexta-feira (09) pelo site do jornal “Folha de S.Paulo” revelou que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ampliou a vantagem sobre o atual chefe do Executivo, Jair Bolsonaro (sem partido).
De acordo com o levantamento, na pesquisa espontânea, a intenção de voto em Lula passou de 21% para 26%. No sentido oposto, a porcentagem de pessoas que pretendem votar em Bolsonaro foi de 17% para 19%. No segundo turno, o petista tem 58% contra 31% do atual presidente, que ainda busca um partido para chamar de ser nas eleições de 2022. Anteriormente, Lula tinha 55% e Bolsonaro 32%.
Em nota, o Datafolha relatou que a pesquisa ouviu 2.074 pessoas nos dias 7 e 8 de julho em 146 cidades brasileiras. Foram entrevistadas pessoas acima de 16 anos, sendo a margem de erro de dois pontos para mais ou para menos, dentro do nível de confiança de 95%.
De acordo com o Datafolha, foram pesquisados dois cenários. Em um deles aparece o governador de São Paulo, João Doria, e no outro o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, ambos do PSDB. Confira:
Primeiro cenário:
- Lula (PT): 46%;
- Jair Bolsonaro (sem partido): 25%;
- Ciro Gomes (PDT): 8%;
- João Doria (PSDB): 5%;
- Luiz Henrique Mandetta (DEM): 4%;
- Em branco/nulo/nenhum: 10%;
- Não sabe: 2%.
Segundo cenário:
- Lula (PT): 46%;
- Jair Bolsonaro (sem partido): 25%;
- Ciro Gomes (PDT): 9%;
- Luiz Henrique Mandetta (DEM): 5%;
- Eduardo Leite (PSDB): 3%;
- Em branco/nulo/nenhum: 10%;
- Não sabe: 2%.
Na última pesquisa, divulgada em maio, Lula tinha 41%; Bolsonaro, 23%; Sergio Moro, 7%; e Ciro, 6%; Doria, 3%; Mandetta, 3%; e João Amoêdo (Novo), com 2%.
Possível resultado do segundo turno das eleições
Assim como nas intenções de votos do primeiro turno, Lula fica à frente no segundo. Veja os números:
- Lula (PT): 58%;
- Bolsonaro (sem partido): 31%;
- Em branco/nulo/nenhum: 10%;
- Não sabe: 1%.
Por fim, a pesquisa sobre as eleições de 2022 mostra que a preferência por Lula fica acima da média entre alguns perfis de brasileiros, como os:
- Com escolaridade fundamental (56%);
- Os mais pobres, com renda familiar de até 2 salários (57%).
Além disso, Lula também domina na região Nordeste (64%), entre pretos (57%), pardos (50%), no segmento dos católicos (51%) e entre também entre desempregados que buscam emprego (64%).
Do outro lado, Bolsonaro fica à frente de Lula quando o assunto são os eleitores mais ricos, 41% a 21% entre quem tem renda familiar de 5 a 10 salários, e 36% a 22% na faixa de renda familiar acima de 10 salários. Neste mesmo sentido, o atual chefe do Executivo continua na frente quando os eleitores em questão são empresários, com 52% das intenções de voto, contra 25% do petista.
Leia também: AGU terá que se justificar sobre motociata de Bolsonaro
Qual tipo de droga esse jornalista está usando? Rápidamente ele precisa de ajuda ou de vergonha na cara. Esquerdista mentiroso.