O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou, nesta quinta-feira (24), que ter um vice também do Partido dos Trabalhadores não seria algo bom. Na realidade, afirmou o petista, ao ser perguntado se não seria contraditório ter Geraldo Alkmin (PSB) como vice, um membro de sua legenda “não acrescentaria nada à expectativa eleitoral da sociedade brasileira”.
“Contradição não é eu fazer uma somatória, uma chapa com o Alckmin, contraditório seria eu ter um vice do PT. Seria uma soma zero. Lula mais alguém do PT seriam dois PTs que não acrescentariam nada à expectativa eleitoral da sociedade brasileira”, disse ele durante uma entrevista à Rádio Super.
Em outro momento, Lula relembrou que Alckmin foi seu adversário em 2006 e adversário de Dilma Rousseff (PT) em 2010 e disse não ver nenhum problema nessa rivalidade de outros tempos. “Isso não é problema porque estamos, na verdade, tentando construir uma proposta de reconstrução do Brasil”, disse o ex-chefe do Executivo, destacando que a união com o ex-tucano ainda não foi oficializada.
Durante a entrevista, Lula disse sobre uma outra parceria, a com Alexandre Kalil (PSD), que será candidato ao governo de Minas Gerais. De acordo com o ex-presidente, “a possibilidade de Kalil e Lula estarem juntos é muito grande”.
“A eleição em Minas Gerais, por todas as pesquisas que tenho conhecimento, está polarizada entre a candidatura minha e do atual presidente, e entre o atual governador e Kalil […] A única coisa que eu tenho certeza é de que o Kalil precisa de mim e que eu preciso do Kalil. E a única coisa que tenho certeza é que, se nós dois nos juntarmos, faremos uma chapa muito forte em Minas Gerais”, afirmou.
Segundo Lula, o diálogo inclui interesses locais do PT em Minas Gerais. Por lá, a legenda pretende lançar Reginaldo Lopes para a única vaga das eleições deste ano ao Senado. “O PSD tem um candidato, que é o suplente do Anastasia, o Alexandre (Silveira), que assumiu o Senado, e é um direito dele querer ser candidato a reeleição, temos que levar isso em conta. Mas temos que levar em conta que o PT quer ter um candidato a senador da República”, pontuou o ex-presidente.
Leia também: Alckmin diz que Lula é ‘aquele que melhor reflete o sentimento de esperança do povo brasileiro’