O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou no início da tarde desta terça-feira (09) que adiou para amanhã (10) o pronunciamento e a entrevista à imprensa para comentar a decisão do ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), de anular suas condenações relativas a processos da Lava-Jato.
Leia também: Mansão de Flávio Bolsonaro custa três vezes o triplex do Lula
Anteriormente, a entrevista do ex-presidente aconteceria nesta terça (09), às 14h, na sede do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, em São Bernardo do Campo (SP). No entanto, Lula decidiu remarcar a entrevista depois que o ministro o STF, Gilmar Mendes, colocou na pauta o julgamento da suspeição do ex-juiz Sergio Moro na Segunda Turma do STF.
Em razão do julgamento da suspeição do ex-juiz Sérgio Moro para as 14h, a entrevista do ex-presidente Lula foi remarcada para amanhã (10), a partir das 11h. #equipeLula
— Lula (@LulaOficial) March 9, 2021
De acordo com o site do STF, os ministros devem se reunir a partir das 14h para discutir o processo de Sergio Moro. “A entrevista coletiva do ex-presidente será realizada na manhã de quarta-feira no Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, em São Bernardo do Campo, berço político de Lula e onde o ex-presidente fez atos políticos antes e depois de ser preso. O início foi marcado para as 11h”, disse a conta oficial do ex-presidente.
Suspensão de Moro
De acordo com a jornalista Julia Duailibi, a expectativa é a de que os ministros do STF votem pela suspensão do ex-juiz Sergio Moro. De acordo com ela, os integrantes do supremo apostam em um placar de 3 a 2 a favor do ex-presidente.
O processo em questão começou em 2018 e, até o momento, está 2 a 0 contra Lula. Isso porque os ministros Cármen Lúcia e Edson Fachin votaram contra o pedido de suspeição. No entanto, a expectativa é que Gilmar Mendes e Ricardo Lewandowski votem a favor.
Desta forma, o voto de minerva seria dado pelo mais novo ministro da Corte, o Nunes Marques. Segundo a Julia Duailibi, a expectativa é a de que ele siga os votos de Gilmar e Lewandowski e vote a favor do pedido da defesa de Lula. Todavia, como dá para perceber, o resultado ainda é incerto.
Veja também: Bolsonaro: ‘Existe algo a perder mais importante que a própria vida’
Esse ladrão safado tem nada pra falar, nem falar esse crápula sabe, só sabe roubar….isso ele sabe muito bem!!!