A TIM alcançou uma expressiva marca no terceiro trimestre deste ano. A saber, a operadora de telefonia encerrou o período com um lucro líquido de R$ 993 milhões, o que representa uma disparada de 154,6% na comparação com o mesmo trimestre do ano passado (R$ 390 milhões).
Vale destacar que, ao considerar o lucro em termos normalizados, o crescimento ficou bem menos expressivo, de 21,4%. Nesse caso, o lucro líquido da TIM totalizou R$ 474 milhões.
De acordo com os dados, a receita líquida chegou a R$ 4,51 bilhões no trimestre, superando em 2,8% a receita observada no mesmo período do ano passado. Esse resultado recebeu forte impulso do crescimento da receita de serviços, que cresceu 4,2%, somando R$ 4,38 bilhões no período.
Em resumo, o faturamento do serviço móvel chegou a R$ 4,1 bilhões, avanço de 4,1%. Já a telefonia fixa teve alta de 5,5%, gerando uma receita de R$ 287 milhões para a TIM no trimestre. Estes valores impulsionaram o lucro da companhia entre julho e setembro deste ano.
Aliás, a TIM afirma que o desempenho expressivo no trimestre aconteceu devido a melhorias operacionais e ao ritmo mais forte de recuperação econômica do Brasil. Lembrando que o país sofreu bastante com a segunda onda da pandemia da Covid-19, entre março e abril deste ano, mas vem fortalecendo suas atividades econômicas a cada mês.
Veja mais detalhes do desempenho da TIM
Além disso, o Ebitda, que representa os lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização, cresceu 4,2% em relação ao terceiro trimestre de 2020, totalizando R$ 2,53 bilhões. Já o Ebitda normalizado teve alta de 4,5%, para R$ 2,17 bilhões. Nesse caso, a TIM teve ganho de 0,8 ponto percentual na margem Ebitda no comparativo anual, para 48%.
A companhia também revelou que a sua base de clientes do serviço móvel cresceu 0,9% em relação ao mesmo período do ano passado. Assim, totalizou 51,6 milhões de usuários entre julho e setembro deste ano.
Em contrapartida, o segmento pré-pago teve perda de 0,6% da sua base de clientes, para 29,2 milhões de pessoas. Já o pós-pago cresceu 2,9%, para 22,4 milhões de usuários no trimestre.
Leia Mais: Valor de mercado da Tesla ultrapassa US$ 1 trilhão