O saldo das contas do FGTS aumentarão de forma relevante nos próximos dias. Isso porque o Governo Federal confirmou o pagamento do lucro do fundo de garantia, valor que será distribuído entre todas as contas do país. No ano passado, o valor foi de R$2,75 para cada R$100 parados no fundo, o que se soma ao rendimento normal dessas contas.
Por isso, hoje vamos entender qual será o valor de 2023, além de entender quando o governo efetuará o pagamento desse dinheiro. Contudo, é preciso se encaixar nas regras para receber o valor do lucro do FGTS.
Quem pode receber o dinheiro?
Apesar de ser uma excelente notícia, nem todo mundo tem acesso aos valores do lucro do FGTS. Isso porque é preciso seguir algumas regras para ter direito ao benefício. Dessa forma, ao descumprir a regra, o valor fica, automaticamente, fora da sua conta e vai para o governo.
Para receber o lucro do FGTS bastava ter saldo nas contas do FGTS no dia 31 de dezembro de 2022. Caso o resgate tenha ocorrido posteriormente a essa data, independentemente do motivo, o valor entrará na conta. Por outro lado, apesar de ser um pagamento adicional, o valor precisa ficar nas contas, exceto nas modalidades de saque do fundo de garantia.
Por isso, para ter acesso ao dinheiro o cidadão precisa se encaixar em uma das modalidades de resgate, como demissão sem justa causa, aposentadoria, entre outros. Vale lembrar que o valor não fica bloqueado no saque-aniversário.
Dessa forma, o trabalhador também pode destinar o dinheiro que entra como saldo das contas para outras finalidades comuns do FGTS, como dar entrada em um imóvel ou quitar parcelas de financiamentos em atraso.
Qual o valor que entrará nas contas do FGTS?
Outra informação importante é entender qual será o valor que entrará nas contas do FGTS. Isso porque a remuneração desse lucro não é fixa e, por isso, pode crescer ou diminuir ao longo dos anos. Apesar disso, ainda não existe um valor definido para a distribuição. Por outro lado, a informação do dia em que o pagamento ocorrerá está definida.
Isso porque o governo precisa efetuar o pagamento até o dia 31 de agosto deste ano. O valor, contudo, será definido no dia 25 de julho, quando o Conselho Curador do FGTS determinará a quantia distribuída.
Contudo, a expectativa é de que o valor seja levemente superior ao distribuído no ano passado. Isso porque o lucro do FGTS foi maior neste ano, o que reforça o sinal de que o valor em distribuição será maior também.