Com o final do término do calendário oficial do saque extraordinário, agora muitos trabalhadores querem saber o valor do lucro do FGTS. O governo distribuirá aos trabalhadores ainda esse ano. Isso porque todos os anos entra um valor pequeno no fundo de garantia, que se refere aos lucros das atividades para as quais esse dinheiro é usado.
Por conta disso, hoje vamos falar sobre a divisão do lucro do FGTS, quem tem direito e o calendário de pagamento. Além disso, vamos abordar formas de como você pode sacar esse valor diretamente para a sua conta bancária.
O que é o lucro do FGTS?
O dinheiro que você recebe no seu FGTS não fica parado esperando por você. Na verdade, isso acontece com qualquer conta, inclusive a de bancos. Com o seu dinheiro, o governo faz diversas movimentações, com finalidades diferentes. Enquanto o saldo da sua conta corrente comum é usado para o banco fazer empréstimos, o valor do fundo de garantia é usado para diversos programas. É daí que vem o lucro do FGTS.
Isso acontece porque o Governo Federal usa o seu dinheiro para fazer diversas obras de infraestrutura (estradas, rodovias, pontes, etc), saneamento (tratamento de água e esgoto, distribuição de água, coleta, etc), além de usar para o crédito para a casa própria. Dessa forma, para compensar o risco do trabalhador de emprestar esse valor, o governo paga parte dos lucros que tem com essas operações para o trabalhadores. Ao colocar esse dinheiro na conta, diz-se que é o lucro do FGTS.
Apesar disso, nem todo mundo tem direito a esse valor. Isso porque entram na distribuição apenas aquelas pessoas que possuíam saldo maior que R$0,01 no dia 31 de dezembro de 2021. Por conta disso, quem estava sem saldo e conseguiu emprego apenas nesse ano não tem direito ao lucro do FGTS.
Quando vou receber, qual o valor e como sacar?
Depois de entender isso, é preciso saber quando você receberá esse valor, qual a quantia que cairá na sua conta e como ter acesso a ele. Contudo, algumas coisas ainda não estão totalmente definidas, o que complica um pouco a previsão de economistas. Apesar disso, as informações já conhecidas ajudam a entender bastante o processo.
Por lei, o Governo Federal precisa colocar o dinheiro na sua conta até o dia 31 de agosto. Nesse ano, a data cairá em uma quarta-feira. Todos os anos, o Conselho Curador do Fundo de Garantia (CCFGTS) define o valor que será distribuído. Apesar disso, o conselho ainda não definiu os valores que o fundo repartirá e, por isso, ainda não conhecemos os valores que entrarão nas contas.
De qualquer forma, você só pode sacar o valor seguindo as regras comuns de resgate. Isso quer dizer que, para ter acesso ao lucro do FGTS, você precisará ter demissão sem justa causa, optar pelo saque-aniversário, usar o valor para entrada em imóveis ou seguir qualquer outra regra do saque do fundo de garantia. Dessa forma, não é possível solicitar o saque apenas do valor do lucro.