Uma boa notícia para que tem carteira assinada e tem saldos no FGTS: o governo já tem definida a data para a repartição dos lucros. Com isso, é esperado que os valores entrem nas contas dos trabalhadores que tinham saldos no fundo até o dia 31 de dezembro de 2021. O valor é fruto dos investimentos do dinheiro da população no sistema de habitação federal.
Além disso, o valor cai automaticamente nas contas. Com isso, o trabalhador não precisa solicitar o dinheiro, muito menos ir até uma agência da Caixa para saber mais detalhes. Vale lembrar que o valor é resultado dos lucros líquidos obtidos em 2021.
De onde vem o lucro do FGTS?
O FGTS é um dos programas de renda mais famosos do país. Isso porque ele funciona como um grande fundo de investimentos, ao mesmo tempo em que serve como uma poupança para momentos emergenciais dos trabalhadores. Contudo, a principal diferença dele é que ele gera lucros para os trabalhadores.
Isso porque o dinheiro do fundo de garantia é enviado diretamente para o FI-FGTS, o fundo de investimentos da Caixa Econômica. Com esse valor, o Governo Federal financia diversas obras no setor de habitação, saneamento e infraestrutura (estradas, pontes, rodovias, entre outros). Dessa forma, muitos investimentos do governo geram lucro, principalmente os investimentos de habitação. Por isso, anualmente o trabalhador, que emprestou o dinheiro, recebe parte dos lucros.
Por lei, o lucro do FGTS não pode ser dividido totalmente. Isso porque correria o risco de o fundo quebrar. Com isso, o governo sempre divide um percentual dos lucros. No ano passado, a Caixa distribuiu 96% dos lucros do fundo de garantia. Em 2019, o percentual foi de 66,2%. Para esse ano, o conselho curador do FGTS ainda não decidiu o percentual de distribuição. A distribuição acontece até o dia 31 de agosto.
Como sacar esse dinheiro?
Diante da repartição dos lucros do FGTS, muitos trabalhadores podem querer resgatar esses valores. Porém, o Governo Federal ainda não autoriza que essa operação seja feita. Na verdade, o saque dos lucros segue a mesma regra dos resgates comuns, ou seja, é preciso atender a alguns critérios estabelecidos pela Caixa.
A primeira forma de sacar o lucro do FGTS é quando o beneficiário se aposenta. Após ter esse processo aprovado, o governo libera os valores do fundo de garantia para o trabalhador. Além dessa forma, é possível sacar em casos de demissão sem justa causa. Nesses casos, os mais comuns, o valor também vem acompanhado de uma multa de 40% sobre o valor retido no fundo. Ainda, é possível fazer o resgate ao dar entrada na compra de uma casa própria.
Outra forma de resgatar os lucros do fundo de garantia é ao optar pelo saque-aniversário. Nesse formato, o trabalhador recebe, no mês do seu aniversário, um valor que dependerá do saldo total no FGTS. Apesar disso, especialistas não recomendam a adesão ao saque-aniversário para alguns casos. Por isso, é importante analisar se o lucro do FGTS cairá na sua conta, mas saiba que dificilmente você conseguirá resgatar esse valor.