Foi confirmado pelo Conselho Curador do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) que, na próxima terça-feira, 10 de agosto, será definido o percentual de repasse do lucro do fundo. De acordo com informações oficiais, cerca de R$ 5,9 bilhões serão distribuídos neste mês de agosto, de um total de 8,5 bilhões acumulados em 2020.
Conforme Conselho, o rendimento será encaminhado para trabalhadores formais de acordo com o saldo que possuíam até o dia 31 de dezembro do ano anterior.
Em quais situações posso receber o lucro do FGTS?
Há condições pré-estabelecidas para quem deseja receber dinheiro do fundo. A seguir, veja a lista completa para retirar o benefício.
- Demissão sem justa causa, pelo empregador;
- Término do contrato por prazo determinado;
- Rescisão por falência, falecimento do empregador individual, empregador doméstico ou nulidade do contrato;
- Rescisão do contrato por culpa recíproca ou força maior;
- Aposentadoria;
- Necessidade pessoal, urgente e grave, decorrente de desastre natural causado por chuvas ou inundações que tenham atingido a área de residência do trabalhador, quando a situação de emergência ou o estado de calamidade pública for assim reconhecido, por meio de portaria do Governo Federal;
- Suspensão do Trabalho Avulso;
- Falecimento do trabalhador;
- Idade igual ou superior a 70 anos;
- Portador de HIV – SIDA/AIDS (trabalhador ou dependente);
- Neoplasia maligna (trabalhador ou dependente);
- Estágio terminal em decorrência de doença grave (trabalhador ou dependente);
- Permanência do trabalhador titular da conta vinculada por três anos ininterruptos fora do regime do FGTS, com afastamento a partir de 14/07/1990;
- Permanência da conta vinculada por três anos ininterruptos sem crédito de depósitos, cujo afastamento do trabalhador tenha ocorrido até 13/07/1990, inclusive;
- Aquisição de casa própria, liquidação ou amortização de dívida ou pagamento de parte das prestações de financiamento habitacional.
Saiba como consultar o saldo
Trabalhadores formais de todo o país podem consultar o saldo pela aplicativo FGTS ou no Internet Banking da Caixa. A seguir, confira o passo a passo para consulta.
- Pelo celular, realize o download do app do FGTS, disponível para Android e iOS;
- Clique na opção “Cadastrar”;
- Informe os dados solicitados pelo aplicativo;
- Confirme o cadastro.
- Feito isto, consulte o “Extrato do FGTS” e procura pela entrada denominada “cred dist resultado ano base 12/2020”.
- Pronto, o valor do lucro repassado estará à frente do nome.
O valor varia de acordo com o rendimento do ano anterior. Sendo assim, é muito incomum que a distribuição seja igualitária para todos os trabalhadores. Desde 2017, os percentuais tem sofrido mudanças constantes a cada ano.