A Caixa Econômica Federal concluiu em agosto deste ano o processamento da distribuição de R$ 13,2 bilhões do resultado de 2021 do lucro do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço).
Desse modo, receberam o crédito, ao todo, 106,7 milhões de trabalhadores que possuíam conta de FGTS com saldo em 31 de dezembro de 2021.
Com isso, a expectativa é grande para as definições do repasse em 2023.
Se você está em busca dessas informações, siga a leitura e tenha os detalhes.
Lucro do FGTS
Trata-se de uma medida legal que tem como objetivo o incremento da rentabilidade das contas de FGTS do trabalhador, por meio da distribuição de parte do resultado positivo auferido pelo Fundo de Garantia do Tempo de Serviço, além da remuneração mensal realizada por meio da aplicação da TR mais 3% ao ano.
A saber, o resultado do Fundo é decorrente do retorno de suas aplicações e investimentos em habitação, saneamento, infraestrutura e saúde, fruto da governança do Conselho Curador do FGTS e atuação da CAIXA como Agente Operador.
Veja ainda: Auxílio por incapacidade temporária: Veja como DAR ENTRADA para receber o benefício
Previsão para 2023
Receberão o lucro do FGTS todos os trabalhadores com saldo positivo em contas vinculadas ao FGTS até o dia 31 de dezembro deste ano.
Ainda mais, a previsão de pagamento do crédito vai até 31 de agosto de 2023, ou seja, até essa data o dinheiro deverá ser depositado e somado ao saldo.
Como sacar o valor do lucro do FGTS?
Vale destacar que os trabalhadores poderão sacar os valores creditados na distribuição de resultados do lucro do FGTS de acordo com as regras estabelecidas pela Lei 8.036/90, como nos casos de demissão sem justa causa, aposentadoria, saque aniversário (para aqueles que forem optantes dessa modalidade de saque), aquisição de moradia própria e outros.
Ainda mais, a mesma lei também estabelece que os valores creditados nas contas de FGTS dos trabalhadores sejam proporcionais ao saldo existente no dia 31 de dezembro do ano anterior.
Confira também: Auxílio Brasil em 2023: Governo aposta em taxação de lucros para MANTER os R$ 600